Emissão Renascença | Ouvir Online
Fernando Medina-João Taborda da Gama
O presidente da Câmara de Lisboa e um professor universitário (especialista em direito fiscal) a viver na capital olham para os principais temas da atualidade.
A+ / A-
Arquivo
Fernando Medina e João Taborda da Gama - Fechar escolas e estabelecimentos, sim ou não? - 12/03/2020

F. Medina

Coronavírus. Praia cheia de gente é “manifestação de completa irresponsabilidade”

12 mar, 2020 • Marta Grosso , Miguel Coelho (moderação do debate)


Fernando Medina e João Taborda da Gama comentam as respostas institucionais e governamentais ao surto de coronavírus, nomeadamente o eventual fecho de todas as escolas.

O presidente da Câmara de Lisboa critica as pessoas que, na quarta-feira, decidiram ir para a praia em vez de se manterem afastadas de grandes aglomerados populacionais.

“Aquilo a que ontem assistimos foi uma manifestação de completa irresponsabilidade, de pessoas que se colocam em risco e potenciam o risco para todos os outros, porque cada pessoa contaminada tem um fator de propagação elevado pelo meio onde está colocado”, sublinha Fernando Medina na Renascença.

O comentador do programa As Três da Manhã diz não saber se se deve decretar o fecho das escolas, mas defende que “a medida tem de ser acompanhada de um outro conjunto de medidas, várias delas que dependem de comportamentos individuais e da atitude de cada um de nós, que já podia estar mais desenvolvida”.

O autarca de Lisboa destaca ainda não tem faltado informação sobre o surto de coronavírus: “não há ninguém que não esteja informado sobre o que são as atitudes prudentes e preventivas que cada um pode ter e que são essenciais para mantermos a nossa vida social antes de medidas mais drásticas”.

No mesmo espaço de comentário, João Taborda da Gama mostra-se apoiante do encerramento das escolas, no sentido em que “talvez mais valesse prevenir do que remediar”.

“Há aqui duas velocidades e duas vozes: há uma velocidade das empresas, dos municípios, de certos especialistas e depois há uma visão mais prudente, mais conservadora do Governo”, afirma.

Taborda da Gama refere ainda que nem “a comunidade científica está unânime” e aponta o caso do ex-ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, que “é especialista em saúde pública”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.