Siga-nos no Whatsapp
Explicador Renascença
As respostas às questões que importam sobre os temas que nos importam.
A+ / A-
Arquivo
2024 foi o ano mais quente de sempre em Portugal. Porquê?

Explicador Renascença

2024 não foi o ano mais quente de sempre em Portugal. Porquê?

10 jan, 2025 • Anabela Góis


2024 foi o ano mais quente de sempre no mundo, mas não em Portugal, segundo os dados do Copernicus e do IPMA. Portugal teve temperaturas acima da média europeia.

Estes dados são uma surpresa, ou já eram esperados?

De facto, já eram previsíveis. Aliás, o relatório do serviço europeu Copernicus, divulgado esta sexta-feira, vem confirmar o que a Organização Meteorológica Mundial já tinha anunciado no final de dezembro: que 2024 não só foi o mais quente de sempre, como foi a 1ª vez que a temperatura média global ultrapassou 1,5 graus acima do seu nível pré-industrial. Em termos globais, ficou 1,6 graus acima da estimativa da temperatura anual no período 1850-1900.

Já agora, os 17,16°C de temperatura média global registados no dia 22 de julho marcaram um novo recorde.

Em Portugal, a temperatura também bateu recordes?

De acordo com o Instituto do Mar e da Atmosfera, não. Apesar de termos passado por 8 ondas de calor, e de a temperatura média ter sido superior à europeia, 2024 foi o 4º ano mais quente, depois de 2022, 2023 e 1997, mas estes são dados ainda preliminares avançados ao Expresso, porque o relatório final do IPMA ainda não está concluído.

Mas, de acordo com dados divulgados, o mês de dezembro foi quente e extremamente seco em Portugal Continental. Aliás, foi o 8º mais quente desde o ano 2000, e o mais seco desde 1931.

O IPMA sublinha, de resto, que no dia 1 de dezembro, 40% das estações meteorológicas da sua rede registaram valores de temperatura máxima do ar acima de 20° C.

O resultado foi que houve um aumento da área em seca meteorológica, que se estendeu a toda a região Sul e a alguns distritos da região Centro, como Lisboa, Santarém e Setúbal

Tivemos temperaturas acima da média europeia?

Sim, na Europa a temperatura média foi de 10,69 graus, sendo que tanto a Primavera como o Verão foram os mais quentes de sempre. Entre junho e agosto, a temperatura média esteve 1,54 graus acima do que é habitual.

Porque é que isto acontece? A culpa é nossa?

Sim. De acordo com o Copernicus, as alterações climáticas induzidas pelo homem são o principal fator a justificar as temperaturas extremas da superfície do ar e do mar.

Ne entanto, há outros fatores - como o fenómeno El Niño - que também contribuíram para as temperaturas elevadas do ano passado.

Somos os principais responsáveis e também as principais vítimas destas temperaturas anormais...

Nem mais. O diretor do serviço Copernicus - que, por acaso, até se chama Carlo Buontempo - advertiu mesmo que a humanidade é responsável pelo seu próprio destino, e que ações rápidas e decisivas ainda podem alterar a trajetória do nosso clima.

E as elevadas temperaturas, juntamente com os níveis recorde de vapor de água no ano passado, resultaram em fenómenos extremos, como tempestades severas, inundações, incêndios ou ondas de calor sem precedentes, que afetaram milhões de pessoas.

E, mais uma vez, no ano passado, a extensão do gelo marinho em torno da Antártida e no Ártico voltou a encolher, o que é um indicador essencial da estabilidade do clima da Terra.

Como é que PS quer corrigir falhas admitidas na política de imigração?
Nova lei dos solos? Entenda a polémica
Uma matrioska de malas. Que novos dados há sobre o caso dos alegados furtos do deputado do Chega?
Há mais pessoas sem dentes em Portugal?
Quem é o deputado do Chega suspeito de roubos nos aeroportos?
Cartas com pó branco enviadas a órgãos de soberania. O que sabemos?
Quantas pessoas vivem em pobreza energética em Portugal?
Como foi a tomada de posse de Trump?
Por que é que o preço dos combustíveis ficou tão caro?
O que se sabe sobre o futuro aeroporto de Lisboa?
Mutação do vírus das aves pode levar a contaminação entre humanos?
Do IUC ao atestado médico. O que vai mudar?
O que vai mudar com o novo programa de simplificação fiscal?
Ângelo Rodrigues em coma. O que é uma pneumonia por aspiração?
Crianças com cancro estão a esperar mais tempo por cirurgias?
Divórcio entre Pichardo e Benfica. O que se passa?
Quais são e o que vão fazer os novos satélites portugueses lançados para o espaço?
Desagregação de freguesias. O que vai acontecer?
Casos de bullying a professores por alunos estão a aumentar?
Por que é que há menos bebés a nascer em Portugal?
O que explica os incêndios em Los Angeles?
Governo vai aumentar propinas no Ensino Superior?
O que diz o relatório Estado da Educação em Portugal?
Por que é que Trump quer controlar Canadá, Gronelândia e o canal do Panamá?
Surto de gripe das aves em Sintra. Há motivo para preocupação?
Congestionamentos de trânsito pioraram em 2024, sobretudo em Lisboa e Porto. O que se passa?
Devemos preocupar-nos com a subida de casos do metapneunomovírus (HMPV) na China?
Proposta de amnistia para reclusos entregue na Assembleia da República. O que está em causa?
Metrobus da Avenida da Boavista só arranca em abril. O que está a atrasar o projeto?
Quais são as novas prioridades para atribuir médico de família?
SNS 24 com triagem digital para sintomas respiratórios agudos. Como vai funcionar?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.