03 ago, 2023
Esta manhã o Papa vai reunir com jovens na Universidade Católica e também em Cascais com jovens a Scholas Ocurrentes. É sobre este projeto que agora falamos. Que organização é esta?
A Scholas Ocurrentes é uma organização de direito pontifício, que nasceu em Buenos Aires por iniciativa do então Arcebispo Jorge Bergoglio, hoje Papa Francisco. É uma rede internacional que une estudantes de todo o mundo em torno de um programa educativo baseado na arte, no desporto e na tecnologia.
Qual é o objetivo central deste projeto?
O objetivo é promover a integração social e a cultura do encontro e da inclusão nas escolas. Aliás, a tradução que é feita para português é "Escola de Vizinhos".
E de que forma desenvolve a sua ação?
É uma organização internacional que trabalha com escolas e comunidades educativas públicas e privadas, para o restaurar do pacto educativo, com o compromisso de que todos os atores sociais envolvidos possam buscar a integração social e a paz através da tecnologia, arte e educação e desporto. Ou seja, desenvolve atividades que possibilitam o encontro entre várias escolas, e de alunos de diferentes realidades sociais.
Entre as atividades estão, por exemplo, as Jornadas de Cidadania, uma ação de imersão com grupos de jovens (em média 300 jovens por jornada) que, durante uma semana trabalham em conjunto na busca de soluções para dois problemas comunitários, definidos pelos próprios jovens. No final as soluções encontradas são apresentadas a autoridades locais.
E este é um projeto que está presente em muitos países?
Scholas Occurrentes está presente em 82 países, através de sua rede que integra mais de 400 mil escolas e redes de ensino. Tem sedes na Cidade do Vaticano, Argentina, Espanha, Paraguai e Moçambique. Possui um Diretório Scholas, que coordena as atividades mundiais, desenvolvidas por unidades em cada um dos países.
Em Portugal tem representação em Cascais. Desde quando é que a organização desenvolve atividade em Portugal?
Desde 2019, está situada na antiga Escola Conde Ferreira. Em 2019, os jovens falaram com o Papa, mas através de uma vídeochamada. Hoje será muito diferente com o encontro presencial com o Papa