Emissão Renascença | Ouvir Online
Explicador Renascença
As respostas às questões que importam sobre os temas que nos importam.
A+ / A-
Arquivo
Avaliação na habitação aumentou. Onde estão as casas mais caras?

Explicador Renascença

Avaliação na habitação aumentou. Onde estão as casas mais caras?

31 mai, 2023 • João Malheiro


De acordo com os mais recentes registos do INE, em abril, o valor mediano da avaliação bancária aumentou para 1.491 euros por metro quadrado, valor máximo observado desde 2011. Apartamentos lideram avaliações, com um valor mediano estabelecido nos 1.667 euros por metro quadrado. Algarve é a região mais cara no que toca às avaliações dos bancos.

Em mais um Explicador Renascença, o tema volta à habitação, questão central na vida dos portugueses nos últimos tempos.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou novos dados sobre o valor mediano das avaliações bancárias na habitação, que em abril subiu para os 1.491 euros por metro quadrado.

Quanto aumentou este valor?

Aumentou oito euros, ou seja, 0,5%, face a março. Mas atenção: apesar da subida aparentemente ligeira, trata-se de um novo máximo histórico desde que o INE começou a acompanhar estes valores, em 2011.

Aliás, num ano, o valor mediano das casas para efeitos de crédito de habitação subiu 10%.

Ao todo, foram consideradas 21.257 avaliações bancárias, menos 1,9% do que em março e menos 34,3% em período homólogo do ano passado.

Em que tipo de habitações se regista o maior valor mediano?

O valor mediano da avaliação bancária mais elevado regista-se nos apartamentos. Neste tipo de habitações, o valor fixou-se em 1.667 euros por metro quadrado.

Ou seja, trata-se de uma subida de 0,2% face a março e uma subida de 10,6% em comparação com abril de 2022. E é, na verdade, o segundo maior valor de sempre, ficando abaixo apenas dos números de janeiro deste ano, em que o INE registou um valor mediano de 1.672 euros.

Os apartamentos T2 e T3 representam 78,8% das avaliações bancárias feitas, segundo o INE. No que toca a apartamentos T2, registou-se uma subida de 17 euros para 1.679 euros por metro quadrado.

Já nos T3 houve um aumento de sete euros, para 1.489 euros por metro quadrado.

E as moradias?

O valor mediano da avaliação bancária é menor em comparação com os apartamentos. Em abril, o INE registou uma avaliação bancária mediana relativa a moradias de 1.137 euros por metro quadrado.

É uma subida de 0,2% em comparação com março e 5% em relação ao mesmo período no ano passado. As habitações T2, T3 e T4 representam 88,5% das avaliações de moradias realizadas em abril.

As moradias T2 desceram dois euros, para 1.054 euros por metro quadrado. As casas T3 aumentaram nove euros, para 1.114 euros, e as T4 desceram seis euros, para 1.271 euros por metro quadrado.

Em que regiões do país os valores são maiores?

Se olharmos para os apartamentos, os números mais elevados de avaliação bancária foram registados no Algarve, em que o valor mediano é de 2.067 euros por metro quadrado. A Área Metropolitana de Lisboa fica logo abaixo, com valores medianos de 1.992 euros por metro quadrado.

No que toca às moradias, o Algarve também tem as avaliações bancárias mais elevadas, cuja mediana se fixa nos 2.121 euros por metro quadrado. Mais uma vez, a Área Metropolitana de Lisboa fica em segundo lugar, com 1.951 euros por metro quadrado.

Tanto em apartamentos como em moradias, a Madeira foi a região que registou maiores aumentos. O território insular apresentou uma subida de 1,2% do valor mediano de avaliação bancária na habitação face a março. Em comparação com o período homólogo, teve um aumento de 17,2%.

No sentido inverso, as menores subidas verificaram-se na Região Autónoma dos Açores.

Qual é o impacto concreto destas avaliações?

A avaliação bancária é um dos passos obrigatórios para contratar um crédito habitação para comprar casa. É feita por um perito, que dirá qual é o preço real da casa.

Para os bancos é um dado importante no momento de calcular o montante do empréstimo da casa. Geralmente, é o menor valor entre o preço do imóvel colocado no mercado e o valor da avaliação.

O que é que acontece se um clube não cumprir o fair-play financeiro da UEFA?
Afinal, qual é o valor da redução de IRS prevista pelo atual Governo?
Qual o impacto do Programa de Governo na sua carteira?
O novo Governo traz novidades no setor da habitação. O que muda?
Bispos aprovam indemnizações às vítimas de abuso. Mas quando e a quem podem pedir?
Como vai funcionar o suplemento remunerativo solidário, uma das novidades do programa do Governo?
Afinal o que diz o programa do Governo?
ADSE atualizou preços, mas não avisou beneficiários. O que muda?
Hospitais obrigados a permitir acompanhamento de idosos?
As avaliações nas escolas vão ou não ser feitas em modo digital?
Febre do eclipse solar. O que se vai passar na América?
Israel estará prestes a aceitar um cessar-fogo em Gaza. Quais são as condições?
Secretária de Estado recebeu indemnização da CP. O que sabemos?
Livro Verde da Segurança Social propõe fim da reforma aos 57 anos. Que proposta é esta?
Houve ilegalidade no caso das gémeas?
PSD pode continuar a governar mesmo que o Orçamento do Estado seja chumbado?
Estamos a consumir mais droga e álcool em Portugal?
Qual foi o desafio de Montenegro aos partidos para combater a corrupção?
Novo Governo toma posse esta terça-feira. E depois?
Reembolsos do IRS podem ser menores este ano?
O que causou os constrangimentos nas urgências de obstetrícia este fim de semana?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.