Tempo
|
Explicador Renascença
As respostas às questões que importam sobre os temas que nos importam.
A+ / A-
Arquivo
O que está ainda por responder no “Galambagate”?

Explicador Renascença

O que está ainda por responder no “Galambagate”?

19 mai, 2023


Galamba esteve, na quinta-feira, mais de sete horas a responder às perguntas dos deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito, mas ainda há coisas que ficaram por explicar. Saiba quais.

O que falta descobrir?

Falta descobrir a verdade, porque as versões que foram apresentadas sobre o que aconteceu foram contraditórias entre si e só contribuíram para confundir ainda mais o que já se julgava saber sobre os acontecimentos de 26 de Abril, incluindo os motivos da demissão do ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, os incidentes que ocorreram interior do Ministério e, mais importante de tudo, a intervenção do Serviço de Informações de Segurança (SIS), que destacou um agente para ir buscar o computador do ex-adjunto, como se de uma polícia se tratasse, o que a grande maioria dos especialistas nesta área considera totalmente ilegal.

Mas, afinal, o que pode ser assim tão assim tão grave no que fez o SIS e quem é que o chamou?

Quem o chamou terá sido a secretária-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), depois de contactada pelo Ministério das Infraestruturas, mas quem contactou o SIRP continua em dúvida, apesar das garantias de João Galamba de que foi a sua chefe de Gabinete que tomou a iniciativa. Contudo, na conferência de imprensa que o ministro deu a 29 de abril não tinha dito isso. Na altura, deu a entender que o recurso ao SIS tinha sido articulado com a ministra da Justiça, depois de ter falado com dois secretários de Estado. Na quinta-feira, a ministra negou, diz que só falaram em ligar à Judiciária e, depois, Galamba afirmou que quem o aconselhou a informar o SIS foi o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Mendonça Mendes.

Então e não foi Galamba quem contactou o Serviços de Informações?

O ministro garante que não, que, antes de ligar, a chefe de gabinete disse-lhe que já tinha ligado ela e apenas para informar o que tinha acontecido. A atuação posterior do SIS será responsabilidade do SIRP. Quanto à gravidade, tem que ver com o facto de o SIS não poder desempenhar qualquer função policial, como têm explicado muitos juristas ao longo das ultimas semanas.

Para evitar conotações com a polícia política que existiu antes do 25 de Abril, a lei apenas permite ao SIS recolher, processar e difundir informações, com o objectivo de impedir ameaças ao Estado. Ora, na tal noite de 26 de abril, um agente do SIS telefonou ao ex-adjunto de Galamba, tê-lo-á ameaçado (segundo o ex-adjunto), foi ao encontro dele para que lhe desse o computador de serviço. Ou seja, levantando a suspeita de que o SIS tivesse agido ao serviço do Governo como uma policia, quando o normal seria que fosse a Policia Judiciária a ser chamada. E a Judiciária, segundo o próprio ministro Galamba, só foi contactada uma hora depois de informado o SIS.

Mas e o primeiro-ministro, soube ou não?

É outra novidade que resultou da audição a João Galamba e outra contradição com o que tinha sido dito antes. Isto porque o ministro revelou que, nessa noite, informou o primeiro-ministro do contacto com o SIS. António Costa terá sido informado entre a 01h00 e as 02h00 da manhã, sendo que há umas semanas, quando foi questionado sobre o assunto, António Costa disse que não foi informado, nem tinha de ser, segundo ele.

E além da intervenção do SIS, afinal, já se sabe se sempre houve roubo do computador, quem agrediu quem, etc?

Não. Cada um pode ter formado a sua convicção depois de ouvir as diferentes versões, mas, de facto, não se sabe. O ex-adjunto do ministro diz que foi ele o agredido e que foi sequestrado no Ministério, tendo chamado a polícia para poder sair. Por sua vez, a chefe de gabinete de Galamba garante que foi ela e outras funcionárias do Ministério que foram agredidas ao tentar impedir que o ex-adjunto levasse o computador. Contudo, há tantos pormenores bizarros que é difícil saber em quem acreditar... Ainda assim, o que está por explicar sobre esses incidentes é isto: por que motivo a chefe de gabinete - que sabia da demissão do ex-adjunto - não guardou desde logo o computador ou por que não o colocou num local em que este não tivesse acesso; por que o entregou ao segurança do Ministério; e por que é que, à chegada ao Ministério, a chefe de gabinte não informou o segurança de que o ex-adjunto tinha sido exonerado para impedi-lo de entrar? Neste caso, dá ideia que as perguntas mais simples são as mais difíceis de responder.

Novo Governo. Já se sabe quem são os novos ministros?
Sugestões para o Dia Mundial do Teatro
O que é que vai acontecer depois do primeiro dia de impasse na Assembleia da República?
O que se passa na eleição para presidente do Parlamento?
Técnica agredida em Coimbra. Por que é que estes casos são cada vez mais frequentes?
Faltam computadores. As provas vão mesmo ser digitais?
A Rússia tinha sido avisada de que era possível que ocorresse um atentado?
Estafetas precários em luta. Quais são as reivindicações?
José Sócrates ainda vai ser julgado por corrupção?
Há mais pedidos de licença alargada. Porquê?
Por que é que a natalidade vai continuar a cair pelo mundo?
Concluída a contagem dos votos dos emigrantes o que se segue?
Por que é que faltam tantos dentistas ao SNS?
Megaoperação Maestro. O que está em causa nas suspeitas sobre Manuel Serrão e Júlio Magalhães?
Greve de professores pode colocar em risco exames nacionais em formato digital?
Começou a contagem dos votos na emigração. Pode mudar o resultado das legislativas?
Como é que os contribuintes podem reclamar do valor das deduções do IRS?
Já se conhece o novo modelo de cartão de cidadão. O que se sabe sobre o documento?
Por que é que a Dinamarca introduziu o serviço militar obrigatório para mulheres?
O que é um orçamento retificativo e para que poderá servir?
O que se sabe sobre o surto de hepatite A em Portugal?
A Provedora de Justiça pede a inconstitucionalidade da lei da eutanásia. Com que argumentos?
Como vai chegar a ajuda a Gaza?
Santarém ainda pode receber o futuro aeroporto?
Quando teremos um novo Governo?
AD venceu, mas sem a maioria que lhe permita governar sozinha. Quais são os cenários em cima da mesa?
Há eleições este domingo. O que devo fazer para votar?
Contribuintes vão ter de pagar travão ao aumento das portagens?
Os meus dados biométricos por dinheiro. O que é a WorldCoin?
Como é que viciados em jogos online podem pedir para se autoexcluírem?
Qual é a estratégia industrial de defesa da UE?
O PS quer que professores aposentados voltem a dar aulas?
Como estão as listas de candidatos destas eleições?
Por que é que tantos portugueses não confiam nos políticos?
Verificando os factos. Quais têm sido as polémicas da campanha?
Ricardo Salgado foi condenado mas pode não cumprir a pena?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.