Emissão Renascença | Ouvir Online
Explicador Renascença
As respostas às questões que importam sobre os temas que nos importam.
A+ / A-
Arquivo
Condicionamentos continuam nas maternidades e urgências de Lisboa

​Explicador Renascença

Onde pára o plano para as urgências?

29 mar, 2023 • Anabela Góis


No Explicador Renascença desta quarta-feira falamos das urgências de obstetrícia e ginecologia.

Afinal, e ao contrário do que se previa, na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) fica tudo como está, por mais dois meses, com as urgências a abrirem de forma alternada em vários hospitais à noite, ao fim de semana e nos feriados.

Até ao final de maio vão manter-se os condicionamentos em nove maternidades e urgências obstétricas, porque não há médicos e essa carência não vai ser resolvida no curto prazo.

Depois de várias reuniões com os responsáveis da área e as administrações dos hospitais da região da grande Lisboa, a Direção Executiva do SNS decidiu que não há condições para alterar o modelo, que começou por servir para o período do Natal e Ano Novo, depois foi prolongado até ao final de março e, agora, volta a ser prolongado até ao final de maio.

E nessa altura o que é que vai acontecer?

Nessa altura será feita nova avaliação e, previsivelmente, haverá ainda mais serviços fechados, já que a Direção Executiva admite que vai ser difícil manter o atual modelo na época de Verão por causa das férias. Com mais profissionais fora nos meses de junho a setembro vai ser necessário fazer um plano sazonal específico.

Esse plano poderá acontecer já com novas regras para a constituição das equipas de urgência de obstetrícia, que foi proposta pelo colégio da especialidade e que está nesta altura em consulta pública.

Essas novas regras reduzem o número de especialistas por equipa. E também pode contar com mais obstetras, uma vez que há 28 novos especialistas que vão fazer o exame final, assim eles queiram ficar no Serviço Nacional de Saúde.

Está a fazer-se alguma coisa para atrair médicos para o SNS?

A direção executiva do SNS diz que a solução que está em prática é temporária, até que se consiga recrutar os recursos humanos necessários, no sentido de evitar o fecho em absoluto de blocos de parto de alguns hospitais que são relevantes, até porque, em algumas zonas do país não existe qualquer alternativa pública ou privada, o que condicionaria de forma marcante o acesso das grávidas e recém-nascidos a cuidados de saúde.

Quanto a medidas para aumentar a atratividade do SNS para os profissionais de saúde, a Direção Executiva diz que estão a ser negociadas várias medidas, entre as quais, a revisão das carreiras e das tabelas salariais, novos incentivos para a realização de atos no SNS e novos investimentos em infraestruturas. Lembra, a propósito, a aprovação do financiamento de 27 milhões de euros, para melhoramentos em 33 blocos de parto de todo o país.

Até conseguirem contratar mais médicos não há outra solução, como ir buscar médicos a outros hospitais?

É o que vai acontecer. A Direção Executiva anuncia que médicos de outros hospitais e de outras zonas do país vão prestar serviço nas urgências obstétricas e nos blocos de partos mais carenciados da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Estas unidades vão contar com especialistas e internos de ginecologia-obstetrícia dos hospitais de São João, Santo António, Famalicão, Guimarães e Coimbra para completarem as escalas.

O organismo liderado por Fernando Araújo fala num esforço único e de elevado significado que não será em vão, nem será esquecido.

Quanto aos serviços de urgência, quais é que funcionam alternadamente?

Em Lisboa, aos fins de semana, o serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier alterna com o do Fernando Fonseca.

A norte de Lisboa, os hospitais de Loures e Vila Franca de Xira fazem parceria, e o mesmo acontece a Sul, entre o Centro Hospitalar Barreiro-Montijo e o Garcia de Orta, em Setúbal.

O funcionamento rotativo aplica-se ainda ao Centro Hospitalar do Oeste, ao Centro Hospitalar do Médio Tejo e ao Hospital Distrital de Santarém, alternando entre si o funcionamento das urgências e do bloco de partos.

Fora da Grande Lisboa, o bloco de partos do Hospital de Portimão continua encerrado ao fim de semana de duas em duas semanas.

E no resto do país?

Nas outras regiões do país está tudo a funcionar.

Na região de Lisboa funcionam 24 sobre 24 horas o Hospital de Santa Maria, a Maternidade Alfredo da Costa e o Hospital de Cascais.

No Norte, Centro e Alentejo todas as unidades funcionam sem interrupções e, no Algarve, o Hospital de Faro tem sempre a urgência de ginecologia e obstetrícia de portas abertas.

Como é que os bancos cobraram oito milhões de euros indevidos a clientes em 2023?
Fatura da luz pode aumentar. Porquê?
Atenção à fraude nas transferências bancárias. O que está a acontecer?
Relação esvaziou Operação Influencer?
Por que é que a adesão à estabilização de encargos com a compra da casa foi mais baixa que o estimado?
Porque há um valor mínimo para receber reembolso do IRS?
O que é que acontece se um clube não cumprir o fair-play financeiro da UEFA?
Afinal, qual é o valor da redução de IRS prevista pelo atual Governo?
Qual o impacto do Programa de Governo na sua carteira?
O novo Governo traz novidades no setor da habitação. O que muda?
Bispos aprovam indemnizações às vítimas de abuso. Mas quando e a quem podem pedir?
Como vai funcionar o suplemento remunerativo solidário, uma das novidades do programa do Governo?
Afinal o que diz o programa do Governo?
ADSE atualizou preços, mas não avisou beneficiários. O que muda?
Hospitais obrigados a permitir acompanhamento de idosos?
As avaliações nas escolas vão ou não ser feitas em modo digital?
Febre do eclipse solar. O que se vai passar na América?
Israel estará prestes a aceitar um cessar-fogo em Gaza. Quais são as condições?
Secretária de Estado recebeu indemnização da CP. O que sabemos?
Livro Verde da Segurança Social propõe fim da reforma aos 57 anos. Que proposta é esta?
Houve ilegalidade no caso das gémeas?
PSD pode continuar a governar mesmo que o Orçamento do Estado seja chumbado?
Estamos a consumir mais droga e álcool em Portugal?
Qual foi o desafio de Montenegro aos partidos para combater a corrupção?
Novo Governo toma posse esta terça-feira. E depois?
Reembolsos do IRS podem ser menores este ano?
O que causou os constrangimentos nas urgências de obstetrícia este fim de semana?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.