Explicador Renascença
As respostas às questões que importam sobre os temas que nos importam.
A+ / A-
Arquivo
Balão-espião abatido é suficiente para rebentar com a relação entre EUA e China?

EXPLICADOR RENASCENÇA

Balão-espião abatido é suficiente para rebentar com a relação entre EUA e China?

06 fev, 2023 • André Rodrigues


Engenho que sobrevoava os céus norte-americanos foi destruído no passado sábado pela força aérea dos EUA. Washington fala numa "violação inaceitável da soberania", enquanto Pequim confessa uma "forte insatisfação" e diz ter o direito a "retaliar".

O Pentágono anunciou, no passado sábado, o abate de um alegado balão-espião chinês, enquanto sobrevoava o estado da Carolina do Norte. O engenho já sobrevoava os EUA há vários dias.

O caso volta a aumentar a tensão entre Washington e Pequim e já resultou, inclusivamente, no cancelamento da visita do secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, à China. Uma visita que tinha como objetivo, precisamente, o desanuviamento das relações entre os dois países.

O que está em causa? Que balão é este?

Depende da perspetiva. Do lado chinês, é um engenho para recolha de dados meteorológicos que foi acidentalmente desviado da sua rota por causa do vento.

Para os Estados Unidos, estamos perante uma "violação inaceitável da soberania". De acordo com Washington, este balão sobrevoou locais sensíveis com o objetivo de recolher informações. Um desses locais terá sido um campo de armazenamento de mísseis nucleares no estado do Montana.

Num primeiro momento, os EUA hesitaram no abate do aparelho, alegando que isso poderia representar um risco de queda de destroços sobre as populações. A chamada "janela de oportunidade" surgiu quando o balão sobrevoava a costa atlântica na Carolina do Sul.

Espião chinês ou equipamento meteorológico, este engenho acabou por ser abatido por um caça da força aérea norte-americana.

Como é que a China reagiu?

Com "forte insatisfação" e reservando-se o direito de "retaliar" contra o que classifica ser um abuso da força por parte dos Estados Unidos. O governo de Pequim lembra que pediu expressamente a Washington que tratassem esta situação "de forma adequada, calma, profissional e comedida".

Agora, perante estes desenvolvimentos, as autoridades chinesas garantem que o país vai salvaguardar "os direitos e interesses legítimos das partes interessadas e reserva-se o direito de tomar outras ações consideradas necessárias".

E que "ações necessárias" poderão ser essas?

Não se sabe ao certo, mas a maior parte dos analistas admite que tudo isto não passe de uma guerra de palavras.

A consequência imediata foi o cancelamento da viagem do chefe da diplomacia norte-americana a Pequim, no que seria um encontro de enorme importância para o governo chinês. De acordo com o correspondente da BBC na China, estava até previsto um encontro entre Anthony Blinken e o próprio Presidente Xi Jinping.

Há mais equipamentos deste género a ser utilizados?

Sim. Há um outro balão igual a sobrevoar a América Latina. De resto, o governo da Colômbia diz ter detetado este fim de semana um engenho com características semelhantes às de um balão. Desconhece-se a sua origem.

Certo é que, de momento, as autoridades colombianas dizem que este objeto não representa qualquer ameaça à segurança ou à defesa nacional.

O que esperar do acordo para reduzir o valor do IRS?
Afinal, o Papa vai ou não a Niceia?
O que motivou o ataque ao primeiro-ministro da Eslováquia?
Risco de pobreza aumentou em 2023. Quem são as famílias em maior risco?
Aeroporto Luís de Camões. É desta que a obra é feita?
Porque vai a eletricidade ficar mais cara em junho?
Os Super Dragões terão ficado com bilhetes para benefício próprio?
Hospitais com falhas em medicamento usado para tratar cancro. O que está a ser feito?
Como aceder ao complemento solidário para idosos?
Subida de 50 euros no CSI. Quando é que idosos começam a receber os aumentos?
Por que é que estão a aumentar os casos de tosse convulsa?
Jovens com direito à devolução de propinas devem fazer IRS?
Afinal o acordo de rendimentos do anterior Governo é mesmo para cumprir. O que significa?
José Castelo Branco detido pela GNR. O que se sabe até agora?
Afinal, o Sporting tem 20 ou 24 campeonatos?
Quanto recebem os eurodeputados fora do Parlamento Europeu?
O que é o crime de "traição à pátria" de que Marcelo pode ser acusado pelo Chega?
Quem é o jovem português que incentivava e coordenava massacres online?
Fim do pagamento das ex-SCUT vai avançar? Ou Governo avança com lei travão?
Portagens vão ser eliminadas nas ex-Scut?
Excedente em janeiro passou a défice em março. O que aconteceu?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.