Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Europa para que te quero?
Todas as segundas-feiras, depois das 13h, o correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra, explica que consequências têm na vida dos cidadãos as decisões tomadas pela Comissão Europeia.
A+ / A-
Arquivo
Europa para que te quero (04/10/2021)

Europa para que te quero

​Apoio ao Asilo reforçado na UE

04 out, 2021


O Gabinete Europeu para o apoio em matéria de Asilo foi criado em 2011 para reforçar a cooperação entre Estados-membros e para os ajudar no cumprimento das suas obrigações europeias e internacionais de conceder proteção a populações afetadas.

Por exemplo, ajuda os Estados-membros quando os seus sistemas de asilo e acolhimento estão submetidos a pressões migratórias excepcionais.

A ideia agora é reforçar os meios financeiros e operacionais. A proposta legislativa que vai ser debatida esta quinta-feira no Parlamento Europeu visa melhorar a aplicação da política de asilo na União, transformando este organismo numa verdadeira agência europeia de pleno direito.

A nova Agência deverá emitir normas e linhas diretrizes comuns em matéria de asilo. Vai também monitorizar a partir de 2024 a aplicação no terreno de um regime comum de asilo por parte dos 27.

A Agência vai dispor de uma reserva de 500 especialistas nacionais que podem ser destacados em equipas para ajudar os Estados-membros em dificuldades no tratamento dos pedidos de asilo, na gestão de situações de crise migratória e na reinstalação de refugiados.

O organismo terá igualmente um encarregado pelo respeito pelos direitos fundamentais nos procedimentos de asilo.

Mas esta Agência é apenas um dos instrumentos de gestão da política migratória. Em cima da mesa dos 27 está o Pacto para as Migrações e Asilo que a Comissão apresentou. Um vasto conjunto de propostas para gerir a questão das migrações em relação ao qual os governos tardam em chegar a acordo.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.