Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Europa para que te quero?
Todas as segundas-feiras, depois das 13h, o correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra, explica que consequências têm na vida dos cidadãos as decisões tomadas pela Comissão Europeia.
A+ / A-
Arquivo
Europa para que te quero? (22/02/2021)

EUROPA PARA QUE TE QUERO

Vem aí uma estratégia para o Turismo

22 fev, 2021 • Manuela Pires e Vasco Gandra


Na próxima quinta feira o Parlamento Europeu vai apresentar a estratégia da União Europeia para o Turismo. A Comissão de Transportes e do Turismo vai fazer um conjunto de propostas num relatório da eurodeputada Cláudia Aguiar Monteiro, para ajudar o sector do turismo que emprega na UE 22,6 milhões de pessoas, sendo que 6 milhões de empregos estão actualmente em risco por causa da pandemia.

Os eurodeputados devem apelar a um plano de resposta à crise com medidas nacionais comuns, a definição de critérios para viagens dentro da União Europeia e ainda um certificado de vacinação único nos 27 Estados-membros.

A indústria do turismo e viagens na União Europeia foi das mais afectadas pela pandemia: uma queda de 92% nas reservas, entre Janeiro e Agosto. Perdas de 85% no alojamento, restaurantes, operadores turísticos e de passageiros na ferrovia de longa distância e perdas 90% nas companhias aéreas e cruzeiros. Cerca de 6 milhões de empregos estão em risco no conjunto dos Estados-membros.

Para ajudar a relançar o sector já este ano, a eurodeputada do PSD Cláudia Monteiro de Aguiar defende no relatório uma estratégia com critérios comuns, claros e transparentes para viagens no conjunto do bloco comunitário. A eurodeputada considera que o reconhecimento destes critérios, a nível da União Europeia, é igualmente crucial para a abertura do setor do turismo aos países terceiros. E para isso, defende a criação de um selo de certificação sanitária do destino UE, tendo como boas práticas exemplos de sucesso nos Estados-membros.

A chamada “bazuca” de ajudas europeias terá igualmente um papel importante de apoio ao setor na transição ambiental e digital. O relatório sublinha a importância de projetar o futuro da indústria e as mudanças do setor e insta a Comissão a criar uma Agência Europeia para o Turismo.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.