Tempo
|
Euranet
Europa para que te quero?
Todas as segundas-feiras, depois das 13h, o correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra, explica que consequências têm na vida dos cidadãos as decisões tomadas pela Comissão Europeia.
A+ / A-
Arquivo

​Europa para que te quero

Teletrabalho a crescer rumo ao futuro

16 mar, 2020 • Vasco Gandra com Pedro Caeiro


Atualmente há cerca de 17% dos trabalhadores da UE em regime de teletrabalho ou de trabalho móvel. Com a crise do coronavírus e as medidas restritivas adotadas pelos estados-membros, este número deverá disparar.

O teletrabalho pode ser benéfico para o equilíbrio entre a vida profissional e vida familiar mas também comporta o risco de horários de trabalho mais longos.

A União Europeia tem desde 2002 acordo-quadro sobre esta forma de trabalho.

Esse acordo melhorou a proteção dos teletrabalhadores e estabeleceu regras para garantir que usufruem dos mesmos direitos que os restantes trabalhadores. Essas orientações abrangem áreas como a proteção de dados, a privacidade, a organização do trabalho, a saúde e segurança, a formação e as perspetivas de carreira.

Foram implementadas pelos 27 Estados-membros em conformidade com os procedimentos laborais de cada um.

Por outro lado, existe igualmente a diretiva sobre o tempo de trabalho que estabelece normas relativas ao número máximo de horas de trabalho, aos períodos de descanso diário e semanal, às férias e ao trabalho noturno.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.