Tempo
|
Euranet
Euranet
Os assuntos da atualidade nacional e europeia numa parceria Renascença Euranet Plus.
A+ / A-
Arquivo

Europa anuncia "uma poção de Panoramix" de apoio à economia azul em Portugal e Espanha

27 mar, 2023 • José Pedro Frazão


São 50 milhões de euros para apoiar o crescimento e a internacionalização de startups e pequenas e médias empresas na área da Economia Azul "principalmente de Portugal e Espanha". Pouco mais de metade - 28 milhões de euros - vem do Fundo Europeu de Investimento e do Fundo Azul criado pelo Ministério da Economia. O anúncio do primeiro fundo concretizado com base no programa InvestEu foi feito esta segunda-feira em Lisboa.

O Fundo "Crescimento Azul" quer investir em 8 a 12 empresas em capitais próprios com valores superiores a 1,5 milhões de euros, anunciaram as diversas entidades envolvidas no projeto. O mecanismo pretende chegar aos 50 milhões de euros e vai dar preferência a empresas que trabalham produtos do mar, energia offshore, transporte marítimo, portos e biotecnologia azul, de acordo com comunicado divulgado esta segunda-feira pela Comissão Europeia.

28 milhões de euros têm origem em recursos públicos nacionais através do Fundo Azul e do Fundo Europeu de Investimento (FEI), onde está sedeado o capital de risco do Banco Europeu de Investimento. Um dos instrumentos-chave do fundo "Crescimento Azul" é o "Portugal Blue", um programa de investimento do FEI e do Banco Português de Fomento, criado há mais de dois anos. Neste projeto, o FEI presta uma garantia do orçamento da UE através do programa InvestEU.

Na apresentação, Ricardo Mourinho Félix sublinhou que o desenvolvimento economia azul pode fornecer "emprego de qualidade" e uma "verdadeira noção de autonomia estratégica" à Europa. A mobilização de dinheiros públicos é essencial, explica o vice-presidente do BEI, "para induzir níveis de investimento nesta área compatíveis com as necessidades sociais". Energia eólica offshore, eletrificação dos portos, produção de alimentos e medicamentos à base de microrganismos marinhos são alguns dos projetos estratégicos apoiados nos últimos anos pelo grupo BEI.

Apesar de garantirem mais de metade do volume de capital ambicionado no fundo "Crescimento Azul", o ex-secretário de estado das Finanças afirma que os recursos públicos "não são mais do que uma gota no oceano" em todo o processo de desenvolvimento da economia azul. Mas é uma "poção mágica como a de Panoramix" para atrair o sector privado "para que esta onda não abrande quando chega às costas europeias"

Presente na sessão de apresentação, o vice-presidente executivo do FEI, Roger Havenith, garantiu ainda que 75% dos investimentos do fundo "Crescimento Azul" estão enquadrados nos domínios da ação climática e da sustentabilidade ambiental. O ministro da Economia lembrou a " instabilidade crescente do sistema climático" e o papel decisivo dos oceanos onde diz estar uma "fábrica escondida de energia". António Costa Silva assegurou que há grandes companhias internacionais que estão interessadas em explorar o potencia da energia eolica offshore , que o governante classifica de "fulcral para Portugal e para a Europa".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.