Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Euranet
Euranet
Os assuntos da atualidade naiconal e europeia numa parceria Renascença Euranet Plus.
A+ / A-
Arquivo

Bruxelas adquire mais de 10 mil doses de tratamento para varíola dos macacos

26 set, 2022 • Vasco Gandra, correpondente da Renascença em Bruxelas


Aquisição visa reforçar o combate europeu à doença, uma vez que a varíola dos macacos é uma das ameaças prioritárias identificadas, no quadro das reservas estratégicas da UE.

A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira que adquiriu mais de 10 mil doses de tratamento de ‘Tecovirimat’ para combater a varíola dos macacos, a somar às mais de 330 mil vacinas já adquiridas pela União Europeia (UE).

As doses serão disponibilizadas aos 27 em função das necessidades.

Esta aquisição vem reforçar o combate europeu à doença, uma vez que a varíola dos macacos é uma das ameaças prioritárias identificadas, no quadro das reservas estratégicas da UE.

"A tendência para a diminuição do número de casos de varíola dos macacos na UE é encorajadora, mas não significa que a ameaça tenha desaparecido ou que possamos baixar a guarda. A preparação é o alicerce da nossa União Europeia da Saúde", afirma em comunicado a comissária da Saúde, Stella Kyriakides.

"A varíola dos macacos é uma das ameaças prioritárias identificadas no quadro das reservas estratégicas do rescEU. Estes lotes de antivirais proporcionarão um nível adequado de proteção aos nossos cidadãos. Os stocks serão disponibilizados aos Estados-membros em função das necessidades mais urgentes", afirma por seu turno o comissário da Gestão de Crises, Janez Lenarčič

A contratação pública de emergência é financiada pela Autoridade Europeia de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA) e canalizada através do rescEU, explica o executivo comunitário no comunicado. Todos os países participantes no Mecanismo de Proteção Civil da UE podem ter acesso às doses de ‘Tecovirimat’.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.