Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Euranet
Os assuntos da atualidade nacional e europeia numa parceria Renascença Euranet Plus.
A+ / A-
Arquivo

euranet

UE reforça apoio às forças armadas ucranianas

25 mai, 2022 • Vasco Gandra, correspondente em Bruxelas


As medidas de apoio consistem em 490 milhões de euros para equipamento militar letal "com fins defensivos" e dez milhões de euros para fornecimento de equipamento e material, como equipamento de proteção individual, caixas de primeiros socorros e combustível.

Os 27 alcançaram esta semana um acordo para fornecer mais uma tranche de 500 milhões de euros, no âmbito do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, para apoiar o fornecimento de equipamento militar à Ucrânia, no contexto da atual invasão russa do país.

As medidas de apoio consistem em 490 milhões de euros para equipamento militar letal "com fins defensivos" e dez milhões de euros para fornecimento de equipamento e material, como equipamento de proteção individual, caixas de primeiros socorros e combustível.

Segundo o comunicado de imprensa do Conselho da UE, "o novo pacote de apoio está em conformidade com as prioridades atuais tal como indicadas pelo governo ucraniano".

Esta nova tranche de 500 milhões de euros junta-se às três outras aprovadas desde a invasão russa da Ucrânia, num valor de 1,5 mil milhões de euros, elevando esta ajuda inédita dos 27 para um total de 2 mil milhões de euros.

"A história do amanhã está hoje a ser escrita nos campos de batalha da Ucrânia. Com estes 500 milhões de euros, a UE já afetou um total de dois mil milhões de euros para apoiar o fornecimento de equipamento militar às forças armadas ucranianas pelos Estados-membros da UE.

Este apoio é apenas uma parte dos esforços europeus para ajudar a Ucrânia a defender-se", afirma o Alto Representante para a Política Externa e de Segurança da UE, no comunicado.

Josep Borrell promete que a UE vai continuar a apoiar a Ucrânia. "A UE e os seus Estados-membros estão decididos a dar seguimento a este apoio. Fazemo-lo desde o início da guerra e continuaremos até ao fim".

O Mecanismo Europeu de Apoio à Paz é um instrumento extraorçamental (com cerca de 5,6 mil milhões de euros) que visa aumentar a capacidade da UE na prevenção de conflitos e preservação da paz, e no reforço da segurança internacional, permitindo o financiamento de ações operacionais no âmbito da política externa e de segurança comum.

É no âmbito deste Mecanismo que a UE disponibilizou 89 milhões de euros para apoiar as Forças Armadas moçambicanas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.