Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Euranet
Os assuntos da atualidade nacional e europeia numa parceria Renascença Euranet Plus.
A+ / A-
Arquivo

EuranetPlus

​Bruxelas pede aos “27” reforço da preparação para próxima fase da pandemia

27 abr, 2022 • Vasco Gandra, correspondente em Bruxelas


Os 27 devem intensificar a vacinação e as doses de reforço, tendo em conta a futura circulação simultânea da Covid e da gripe sazonal

O executivo comunitário exorta os Estados-membros a prepararem medidas antes do outono por forma a garantirem a vigilância e a coordenação contínua da preparação e da resposta à próxima fase da pandemia de Covid.

A Comissão Europeia propõe aos 27 um conjunto de ações para gerir a atual fase da pandemia e preparar a próxima. Bruxelas considera que os atuais níveis de infeção, mais baixos, permitem aos Estados-membros fazerem o trabalho de casa atempadamente e reforçarem a vigilância, os respetivos sistemas de saúde e a preparação global para pandemias.

A Comissão apresenta várias ações. Os 27 devem intensificar a vacinação e as doses de reforço, tendo em conta a futura circulação simultânea da Covid e da gripe sazonal. Devem igualmente continuar a realizar testes específicos e a sequenciar amostras suficientes, designadamente para detetar eventuais novas variantes.

É ainda importante que os 27 mantenham a coordenação das regras relativas às deslocações para garantir viagens livres e seguras, tanto no espaço comunitário como em relação a países terceiros. A Comissão também pede aos Estados-membros que reforcem o combate às informações falsas e à desinformação sobre as vacinas anti-Covid.

Em comunicado de imprensa, a Comissão anuncia medidas para assegurar cadeias de abastecimento resilientes ao longo da pandemia. Lançou também hoje um concurso para "reservar capacidades para o fabrico de vacinas à base de ARNm (ARN mensageiro), proteínas e vetores (vacinas de vetor viral não replicativo), que permitirá reservar as capacidades de produção recém-criadas para utilização em futuras emergências sanitárias".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.