Tempo
|
Euranet
Euranet
Os assuntos da atualidade nacional e europeia numa parceria Renascença Euranet Plus.
A+ / A-
Arquivo
Casa Comum - WebSummit e UE (07/11/2018

CASA COMUM

Influência da WebSummit na Europa e no Mundo

07 nov, 2018


Numa edição especial do programa Casa Comum, feito a partir da Web Summit em Lisboa, Fernando Medina que é um dos grandes impulsionadores da vinda do evento para a capital portuguesa, e Paulo Rangel (que está na Finlândia a escolher o próximo presidente do PPE) analisam a semana europeia.

Como é vista a Web Summit lá fora?

Paulo Rangel está na Finlândia, onde está reunido o Partiudo Popular Europeu, para escolher o novo líder. Mas em Bruxelas, de onde veio, o eurodeputado destaca a visão muito "on the spot" das cidades portuguesas, como Lisboa e Porto. Portugal começa a ter uma imagem "de moda" lá fora e para Rangel é uma oportunidade única que devemos aproveitar. Quanto ao "contrato para uma nova Internet mais humana e rigorosa" que Tim Berners-Lee foi defender a Lisboa, resta saber se é exequível. Paulo rangel acha que há muitos passos que podemos dar e que a UE já deu, como é o caso da protecção de dados. Recorda, por exemplo, que no Ecofin esteve em discussão uma contribuição ligafa às plataformas tecnologicas, mas não chegou a ir por diante. Para o eurodeputado social-democrata, seria uma maneira de impor alguma disciplina e dar um sinal às empresas tecnológicas de que têm de contribuir para a economia de que tiram tanto proveito. Quanto aos direitos de autor ou as chamadas "fake news", Rangel também acha que a União Europeia tem de dar passos de gigante. Já foi um "mote" desta WebSummit, mas convém que haja uma espécie de "contrato social para a Internet".


Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.