Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Próxima semana será crucial para o Brexit, diz Theresa May

18 nov, 2018


Em entrevista à Sky News, May diz que o Brexit traduz o resultado do referendo de 2016 e que o futuro passa por controlar novamente a fronteira do Reino Unido.

A primeira-ministra britânica diz que os próximos sete dias vão ser cruciais para o processo do Brexit.

Em entrevista à Sky News, este domingo de manhã, Theresa May anuncia que irá a Bruxelas conversar com líderes europeus e com o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, e esclarece que há ainda matéria a ser negociada.

“Há de facto mais negociações ainda em curso. Nada está ainda decidido até que tudo esteja decidido. Mas deixem-me explicar a natureza do acordo, porque tem duas partes. Há a parte da saída, e outra sobre a relação futura com a União Europeia.”

“O que o acordo faz é traduzir o voto do referendo de 2016. O Brexit devolve-nos o controlo do nosso dinheiro, das nossas leis, das nossas fronteiras. Significa que pomos fim à livre entrada, por exemplo, não há jurisdição do Tribunal Europeu de Justiça. Esse é o futuro”, explica May.

A primeira-ministra encontra-se numa posição delicada, enfrentando muitas críticas tanto da oposição como de setores do seu próprio Governo e poderá mesmo vir a enfrentar um voto de censura no Parlamento britânico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.