Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Grécia vai mover duas mil pessoas de Lesbos para o continente

18 set, 2018


O campo de refugiados na ilha grega é o maior do país e está sobrelotado outra vez.

O governo grego vai voltar a mover refugiados na ilha de Lesbos para o continente europeu, para colmatar novamente o problema de sobrelotação no campo de refugiados da ilha, Moria.

Lesbos é uma das principais portas de entrada para os refugiados que vêm de África e do Médio Oriente, a maioria de nacionalidade síria, fugindo à guerra. O campo de Moria acolhe nove mil refugiados, dos 17 mil que estão na ilha do Mar Mediterrâneo.

Lesbos torna-se o destino mais imediato dos refugiados, por se encontrar mais próximo da Turquia do que da Grécia continental e muitos tentam a travessia através de barcos insufláveis.

Na segunda-feira, os Médicos Sem Fronteiras alertaram para os problemas de saúde em Moria e sobre a falta de condições no campo de refugiados. Segundo a associação, adolescentes no campo têm tentado o suicído e há graves riscos para a saúde mental e física.

Depois dos alertas e do governador da ilha ter ameaçado com o encerramento do campo nos próximos 30 dias, o governo reagiu. Moria tem três vezes o número de ocupantes que pode suportar e, apesar de Atenas já ter transferido 3 mil pessoas no verão e 700 a semana passada, volta a tentar “desanuviar” o campo, movendo 2 mil refugiados até ao final do mês de setembro.

Os resgates em torno de Lesbos por parte das autoridades são constantes e a Polícia Marítima portuguesa socorreu mais 119 migrantes no dia 16 de setembro.

Veja também:

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.