Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Puigdemont pede à UE que escute os catalães

08 dez, 2017


A Catalunha vai a eleições em 21 de Dezembro, convocadas pelo chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy.

O ex-presidente do Governo da Catalunha e líder do movimento eleitoral Juntos pela Catalunha, Carles Puigdemont, disse que não perde “a esperança” na Comissão Europeia e pediu ao executivo comunitário que escute os cidadãos.

Numa conferência de imprensa por vídeo, a partir de Bruxelas, depois de na quinta-feira a Comissão Europeia ter dito que os independentistas têm direito a expressar as suas ambições políticas mas que devem respeitar o Estado de direito, Puigdemont afirmou que não perde a “esperança” de que possa haver uma mudança de discurso mas também disse que lhe interessa mais “o que pensam dentro de portas do que o que dizem fora”.

Afirmou ainda que, depois da manifestação em Bruxelas esta quinta-feira - que segundo a polícia juntou 45 mil pessoas pela independência da Catalunha -, é “impossível” que na União Europeia “não entendam a realidade”.

O líder independentista sublinhou que o dever da Comissão Europeia é assegurar que os Estados protejam "a Carta dos Direitos Humanos e as directivas europeias" e pediu ao executivo comunitário para não só ouvir os Estados-membros, mas também os cidadãos, pois "aqueles que se manifestaram na quinta-feira são cidadãos europeus".

Esses manifestantes não foram para a capital belga para apoiar qualquer "gangue de criminosos", disse Puigdemont, acrescentando que está "muito feliz" pelo modo como correu a manifestação pela independência e a mensagem "alta e clara" transmitida na capital europeia.

A Catalunha vai a eleições em 21 de Dezembro, convocadas pelo chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, em 27 de Outubro passado, no mesmo dia em que decidiu dissolver o parlamento da Catalunha e destituir o executivo regional presidido por Carles Puigdemont.

Os partidos separatistas ganharam as últimas eleições regionais, em 2015, o que lhes permitiu formar um Governo que organizou um referendo de autodeterminação em 1 de Outubro último, que foi considerado ilegal pelo Estado espanhol.

Após a destituição do governo, Carles Puidgemont refugiou-se na Bélgica argumentando não confiar na democracia e autoridades espanholas.

É desde aí que tem feito campanha pelo movimento ‘Juntos pela Catalunha’, que é cabeça de lista para as eleições regionais de 21 de Dezembro próximo, através de intervenções por videoconferência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bela
    09 dez, 2017 Coimbra 19:46
    Este fulano não tem a mínima vergonha. Lançou o 'fogo ao circo' sem se preocupar com as consequências, e agora quer que Comissão Europeia escute os cidadãos catalães? Enfim...
  • joao almeida
    08 dez, 2017 Aveiro 19:21
    escutar os catatalaes só fazendo o referendo legal e honesto ..mas isso não queres .....o queres é ser chefe de estado de um país mesmo artificial
  • Teresa
    08 dez, 2017 Lisboa 19:04
    Não há CATALÃOS mas sim CATALÃES. Portanto ninguém os ouve.
  • André
    08 dez, 2017 Lisboa 19:02
    Podem ser independentes... PROIBIDOS de usar o Euro como moeda e PROIBIDOS de ter passaportes europeus. Assunto arrumado. Podem ser independentes e fazer o que quiserem. Daqui a 8 anos, se conseguirem provar que cumprem os pedidos, podem aderir ao Euro e avançar com o pedido de adesão à União Europeia. Até lá, ser catalão é igual a ser do Bahrain. Tem de pedir visas para poderem passar as fronteiras e tem de usar uma moeda própria nas suas operações internas. Pena é que a liderança Catalã acha que pode ser independente e ter direito a tudo o que a Europa permite à Espanha, sem que a Catalunha tenha de comprovar que é capaz de cumprir o que é necessário... Pena é que existam tantos catalães iludidos a pensar que podem ter tudo o que a Espanha permite ter, sendo eles sozinhos. Já perderam mais de 37% da economia local, mesmo sem ficarem independentes.
  • demosteles
    08 dez, 2017 freita 18:47
    Os "catalãos"????Catalãos???
  • F Soares
    08 dez, 2017 A da Gorda 18:29
    Este caramelo não sabe o que quer. Era pela UE ( até tentou enganar os catalães com a foto da estrelada e da UE ,juntas sem a bandeira de Espanha).e afirmou que a UE o apoiava . Tava tudo resolvido, no problms etc e tal.. Depois fugiu para a UE. Como levou negas de apoio que, dizia estava feito, , passou a dizer que a UE devia desaparecer. Depois fez manifestações junto com extrema direita radical belga, em Bruxelas ( com manipulações policiais de qty de pessoas e bandeiras estreladas nos carros de policia, o que deu origem a um protesto espanhol junto ao governo de Bruxelas). Agora pede ajuda à UE. . Aquela cabeleira escalfa a mioleira e não o deixar pensar direito . Outro que deve ir ao psiquiatra|
  • Eçadekeiroz Beirão
    08 dez, 2017 Coimbra 18:26
    Então mas este "Porco Montês" (Pig-de-mont), desertor, criminoso, não devia estar preso ?. É como eu digo, as cadeias não são feitas para estes figurões. Pior é que o "povo cego", embarca nas manobras dos POLÍTICOS( político, é nome mais feio que se pode chamar a alguém), os quais em chegando ao poder, tudo farão para escravizar esse mesmo povo, e roubar o mais que puderem. Eu gostava de saber onde é que este figurão e os seus acólitos, foram buscar o dinheiro para pagar a viagem aos milhares de catalães que foram a Bruxelas fazer aquele golpe de teatro.
  • Lucas
    08 dez, 2017 Lisboa 17:04
    Duvido que haja alguma mudança de discurso por parte da Comissão Europeia relativamente à independencia da Catalunha. Porque isso só iria abrir as portas para outras regiões que buscam a independencia. Mesmo as 45 mil pessoas que estiveram em Bruxelas acaba por ser minimo tendo em conta que a catalunha tem uma população de 7.5 milhoes de habitantes. Nada tenho contra ou a favor da independencia da catalunha mas acho que na realidade se queriam a independencia devia tê-lo feito de outro modo. Essa da "fuga" do Puigdemont para a Belgica também não me parece ter sido uma decisão muito inteligente... quem não deve não teme