Tempo
|
A+ / A-

33 mil nomes, 46 páginas. A lista dos migrantes que morreram a tentar chegar à Europa

14 nov, 2017


São 46 páginas com os nomes e as histórias daqueles que, desde 1993, tentam chegar à Europa.

Veja também:


Elmas Ozmico morreu envenenada, no Reino Unido, onde procurava asilo depois de ter conseguido chegar à Turquia numa carrinha de caixa aberta. Fatim Jaward, uma jovem de 19 anos que jogava na selecção nacional da Gâmbia, morreu afogada na costa da Líbia, numa tentativa de chegar à Itália. Mamadou Konate, de 33 anos, conseguiu chegar a solo italiano, mas acabou por morrer num incêndio num acampamento em ruínas, em San Severo.

Elmas, Fatim e Mamadou são apenas três histórias de uma lista, publicada este mês pelo jornal alemão "Der Tagesspiegel", com os nomes, idades, países de origem e circunstâncias de morte dos 33.293 migrantes e refugiados que morreram, entre 1993 e Maio deste ano, em busca de segurança na Europa.

“Quisemos honrá-los. E quisemos, ao mesmo tempo, mostrar que cada uma daquelas linhas conta uma história, e que essa lista continua a crescer todos os dias”, escreve o jornal alemão, que decidiu publicar este trabalho no dia em que se assinalam dois momentos importantes na história alemã: a queda do Muro de Berlim, em 1938, e o ataque violento levado acabo contra a comunidade judaica no país que ficaria conhecida para a história como a Noite de Cristal.

Com este trabalho, o jornal quis chamar a atenção para as “políticas europeias restritivas do continente europeu e a gestão das suas fronteiras internas e externas”, pode ler-se na tradução de alguns excertos, disponibilizados pela Associated Press.

Uma grande maioria dos nomes da lista de 46 páginas morreram afogados no Mediterrâneo ou congelados, durante o inverno, já em solo europeu. Mas a lista inclui outros casos, como ataques violentos de grupos extremistas ou suicídios em campos de refugiados.

Apesar de a lista acabar em Maio deste ano, os números crescem a cada dia que passa. De acordo com a Organização Internacional para as Migrações, desde o início do ano até ao dia 10 de Novembro, morreram 2.961 pessoas em busca de refúgio na Europa.

A lista integral do "Der Tagesspiegel", em alemão, pode ser obtida aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • desilusão
    15 nov, 2017 Setúbal 23:18
    Afinal porque fogem de África, a ex-URSS não lhes trouxe o paraíso prometido pelos vistos!.