Tempo
|
Espaço do Consumidor
Um espaço para responder a todas as dúvidas dos consumidores (terças e quintas, depois das 11h15)
A+ / A-
Arquivo
Espaço do Consumidor - Erros a evitar para poupar gastos com o carro - 15/0572018

Espaço do Consumidor

Quer poupar na oficina? Saiba que erros levam a gastos desnecessários

15 mai, 2018 • Fátima Casanova


Há gestos simples que podem evitar avarias ou desgaste.

Sem dar por isso, adotamos muitas vezes hábitos que causam problemas no nosso carro e, quando chega a altura de fazer reparações, pagamos por eles.

Conheça os erros mais comuns que podem ter consequências na “saúde” do seu automóvel:

- Deixar o pé esquerdo pousado no pedal da embraiagem. Este gesto provoca um maior desgaste na embraiagem, que pode começar a “patinar”;

- Manter a mudança engrenada quando se está parado num semáforo, por exemplo. Manter uma mudança de forma prolongada gera um esforço suplementar no prato de pressão. Opte pelo ponto-morto;

- Andar com o depósito na reserva. É nocivo para o motor;

- Acelerar a fundo também não contribui para a boa saúde do carro, especialmente se o fizer nos primeiros minutos de viagem, quando o motor ainda não está quente.

- Uma mudança brusca de velocidades não favorece nem a caixa de velocidades, nem a embraiagem, que assim se desgasta mais.

- Passar de marcha-atrás para primeira, ou vice-versa, depressa demais danifica o sistema de transmissão. Acontece sobretudo quando estacionamos e queremos ser rápidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.