Tempo
|
Ensaio Geral
Magazine dedicado às artes e à cultura com a jornalista Maria João Costa. Sexta às 23h30
A+ / A-
Arquivo
Ensaio Geral - MAAT e Museu Nacional de Arte Antiga - 17/04/2020

Ensaio Geral

Cultura em casa? Há museus para visitar, músicas para ouvir e livros para ler

17 abr, 2020 • Maria João Costa


Em casa, à espera de dias melhores, sugerimos para os seus momentos livres que (re)visite dois museus através da internet: o Museu Nacional de Arte Antiga e a a nova instalação do MAAT – o Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia. Há também tempo para conversar com o músico Cristóvam que escreveu, nos Açores uma música que se tornou num sucesso mundial e que tem um título que diz “Vai Ficar Tudo bem”.

Há quanto tempo não visita o Museu Nacional de Arte Antiga? Descanse, não lhe estamos a pedir para sair de casa. Pode visitar ou revisitar este museu de Lisboa a partir de sua casa, no computador ou no seu telefone. Basta ligar-se ao canal de Youtube que o museu criou para manter o contato com o público, enquanto a pandemia o obrigada a ter as portas fechadas.

Anísio Franco é subdiretor do Museu Nacional de Arte Antiga e é uma das vozes que pode encontrar no canal do museu na internet. A cada dia, uma escultura, uma pintura, peça a peça, à voz do subdiretor juntam-se a voz do diretor Joaquim Caetano e da conservadora Alexandra Markl.

Sala a sala vão dando a conhecer algumas das peças mais emblemáticas deste que é um dos museus que guarda verdadeiros tesouros nacionais.

O MAAT – o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia já estava de portas fechadas, depois de uma tempestade que deixou o edifício danificado. Devia ter reaberto a 27 de março, mas o estado de emergência obrigou-o a procurar novas formas de estar em contato com o público.

O MAAT virou-se para várias plataformas digitais para se reinventar no chamado “MAAT MODE 2020”.

Em matéria de leitura, olhamos para um livro que acaba de ser publicado em Portugal. "Os informadores", de Juan Gabriel Vásquez, foi o primeiro romance. Gabriel Vásquez já tem mais obras traduzidas para português, mas só agora foi traduzida a obra que, como o próprio explicou, o fez tomar a decisão de tornar-se escritor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.