Emissão Renascença | Ouvir Online
Em Nome da Lei
O direito e as nossas vidas em debate. Um programa da jornalista Marina Pimentel para ouvir sábado às 12h.
A+ / A-
Arquivo
Em Nome da Lei - Incêndios em Portugal - 21/10/2017

Em Nome da Lei

Até quando incêndios em Portugal?

21 out, 2017


Falhou tudo: a prevenção, o combate ao fogo e o socorro às vítimas. O relatório da comissão técnica independente é inequívoco. Também o relatório encomendado ao especialista em incêndios da Universidade de Coimbra, Domingos Xavier Viegas, conclui que muitas mortes e sofrimento poderiam ter sido evitados em Pedrógão Grande.

Qualquer um dos relatórios advertia para o risco de uma nova tragédia, se nada fosse feito. E a verdade é que, ainda não refeitos do luto de Pedrógão, os portugueses passam por um novo fim-de-semana dantesco – já em pleno Outono, o pior dia do ano em área ardida. E 42 vítimas mortais, a juntar às 64 de Pedrógão.

Pelo caminho ficou uma ministra.

Convidados neste programa são Jaime Marta Soares (presidente da Liga Portuguesa de Bombeiros), Manuel Veloso (vice-presidente da Protecção Civil antes da reforma de 2003 e que hoje dirige uma associação que presta formação em matéria de protecção de pessoas e bens), Eugénio Sequeira (investigador e ex-presidente da Liga para a Protecção da Natureza), Duarte Caldeira (presidente do Centro Estudos da Protecção Civil) e os deputados Fernando Rocha Andrade (PS) e Maurício Marques (PSD).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.