Emissão Renascença | Ouvir Online
Economia das Coisas
O que não sabe, mas vai gostar de saber sobre Economia. Segundas-feiras às 9h40 e 17h40 (reposição)
A+ / A-
Arquivo
Economia das Coisas - Quando os mercados não resolvem nada - 07/05/2018

Quando os mercados não resolvem nada

07 mai, 2018 • Paulo Ribeiro Pinto


Ouvimos dizer que "a nossa liberdade termina onde começa a do outro", mas como é que isso funciona na economia?

Muitas vezes ouvimos a frase "a nossa liberdade termina onde começa a do outro", mas nem sempre sabemos onde está a fronteira, e na maior parte dos casos nem tomamos em linha de conta os efeitos que as nossas decisões vão ter sobre terceiros.

A maior parte desses efeitos são quase imperceptíveis, mas quando ganham dimensão a conversa já é outra. A isto os economistas chamam externalidades, que podem ser negativas ou positivas.

Um exemplo típico nas aulas de economias de externalidades negativas é a poluição. Imagine uma fábrica que produz sabonetes e que para o fazer poluiu o rio ali ao lado. Os habitantes deixam de ter água potável, mas têm emprego.

A solução pode ser fechar a fábrica, mas o custo social seria muito grande. Outra solução seria obrigar a empresa ter uma estação de tratamento e impor multas em caso de violação das normas. É aqui que entra o Estado, porque os mercados não conseguem resolver o problema, ou seja, há uma falha.

O mesmo principio pode aplicar-se à saúde e às nossas escolhas. Um exemplo típico de externalidades positivas são os planos nacionais de vacinação, que não só permitem evitar doenças nas crianças, como protegem as restantes.

Para críticas e sugestões pode enviar um e-mail para paulo.pinto@rr.pt

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.