Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Decidir Europa
Todas as semanas, um convidado especial fala sobre os grandes temas da Europa e do mundo no programa "Decidir Europa", com edição do jornalista José Bastos.
A+ / A-
Arquivo
Decidir Europa - Mauro Paulino e a psicologia ambiental - 05/11/2021

Decidir Europa

Mauro Paulino e a psicologia ambiental

05 nov, 2021 • José Bastos


Psicólogo clínico e forense analisa o papel da ciência médica no combate às alterações climáticas.

A ONU promoveu uma campanha original para alertar sobre os riscos da crise climática no ‘countdown’ para a cimeira de Glasgow. Os responsáveis da comunicação das Nações Unidas ‘levaram’ um dinossauro à sua sede em Nova Iorque para exigir ação aos líderes mundiais.

Os avanços tecnológicos permitiram que o animal invadisse de maneira virtual o hemiciclo da Assembleia Geral para dar início à campanha “Don’t choose extinction”. O altiloquente dinossauro manifestou a sua surpresa sobre o risco dos humanos se estarem a extinguir a si mesmos.

“Tenho de dizer, e podem pensar ser óbvio, que a extinção é algo de mau. Mas e extinguir-se a si mesmo? Em 70 milhões de anos nunca vi nada mais ridículo”, diz no breve vídeo o dinossauro chamado Frankie. Na presença dos diplomatas, o animal do Jurássico criado por computador, sublinha a aparente insensatez da raça humana: “Pelo menos nós tivemos um asteroide. Qual é a vossa desculpa?".

O episódio comunicacional com o ‘dinossauro da ONU’ foi sublinhado no Expresso pelo psicólogo clínico e forense Mauro Paulino, numa altura em que se defende a aplicação da psicologia ambiental na promoção de alterações comportamentais e na adoção de políticas preventivas destinadas a suavizar riscos de alterações climáticas decorrentes da interação humana.

Nesta edição, Mauro Paulino conduz-nos através do contributo da ciência psicológica para possíveis planos de alteração de comportamentos em larga escala, na melhoria da saúde humana e na gestão comum do clima e da biodiversidade do planeta.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.