Tempo
|
Euranet
Decidir Europa
Todas as semanas, um convidado especial fala sobre os grandes temas da Europa e do mundo no programa "Decidir Europa", com edição do jornalista José Bastos.
A+ / A-
Arquivo
Decidir Europa - Mário Jorge Machado e o têxtil - 24/09/2021

Decidir Europa

Mário Jorge Machado e o têxtil

24 set, 2021 • José Bastos


Presidente da ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal - analisa os sinais avançados da retoma do setor.

A Premiére Vision é a referência para o setor a nível global e não podia ter corrido melhor para a mais de meia centena de têxteis portuguesas presentes. “Ficámos 200% acima da expectativa inicial, as empresas portuguesas tiveram mais visitantes do que em 2019 e o negócio está verdadeiramente a retomar”, afirmou em Paris, o presidente da ATP, Associação Têxtil e Vestuário, Mário Jorge Machado, citado no jornal T da associação.

Os setores têxtil e vestuário, além de responder por 8% do emprego em Portugal, são do mais relevante na vitalidade das exportações portuguesas e só nos primeiros sete meses de 2021 viu as vendas ao exterior crescerem 17% em relação ao período homólogo de 2020 e 0,2% face a 2019, o período pré-pandemia.

Até junho, Portugal exportou bens têxteis e de vestuário num valor total de 3191 milhões de euros. Só a indústria do vestuário vendeu mais 1.824 milhões de euros em bens, o que representa um crescimento de 22,6% comparando com os valores verificados entre janeiro e julho de 2020 (1488 milhões de euros), de acordo com os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Neste período os principais mercados têm sido a França e os Estados Unidos com um acréscimo de 57 milhões no caso francês e 46 milhões no mercado norte-americano, sendo que a Espanha continua a ser o principal destino das exportações nacionais (25%), a registar uma quebra de 172 milhões de euros (-18%).

Que sinais avançados para a consolidação da retoma surgiram em Paris? Que cicatrizes deixa a pandemia no setor? Qual o papel que se espera da Comissão Europeia para fazer face à concorrência desleal com origem na Ásia? Que atenção deve dar o PRR na inovação e reindustrialização do setor?

As perguntas são para o engenheiro de polímeros e professor universitário Mário Jorge Machado, presidente da ATP, Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.