Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Decidir Europa
Todas as semanas, um convidado especial fala sobre os grandes temas da Europa e do mundo no programa "Decidir Europa", com edição do jornalista José Bastos.
A+ / A-
Arquivo
Decidir Europa - Paulo Vaz e a indústria - 12/03/2021

Decidir Europa

Paulo Vaz e a indústria

12 mar, 2021 • José Bastos


Gestor olha para os desafios - em Portugal e na Europa - que se colocam aos atores do cenário industrial no pós-pandemia.

Na história da produção industrial nunca havia ocorrido uma tão significativa disrupção de rotinas em tempo de paz. O que começou por ser uma série de quebras de produção na Ásia acabou, como pedras de dominó, por afetar toda a indústria do planeta.

Em maior ou menor medida, de alguma forma todos os atores industriais enfrentaram a crise, desde que o vírus da Covid-19 irrompeu há mais de um ano.

A pandemia colocou um travão a uma série, aparentemente, interminável de records de vendas, de máximos financeiros e de produção, salvo honrosas exceções.

Um ano depois os gestores tiveram de levar em linha de conta vários acontecimentos do último ano para que no futuro um problema de natureza semelhante não coloque em causa as empresas.

Algumas regras, aparentemente invioláveis, foram reinterpretadas à luz de eventos imprevisíveis.

Que efeitos tem a pandemia nos movimentos das placas tectónicas da indústria mundial? Como promover a reindustrialização da Europa? Como está a indústria portuguesa a reagir aos efeitos da Covid-19? Como se prepara para a indústria 4.0?

São algumas das questões para o jurista e gestor Paulo Vaz, especialista em internacionalização, competitividade e inovação.

Paulo Vaz é membro executivo da AEP, Associação Empresarial de Portugal e ex-diretor geral da ATP, Associação Têxtil e Vestuário.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.