Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Decidir Europa
Todas as semanas, um convidado especial fala sobre os grandes temas da Europa e do mundo no programa "Decidir Europa", com edição do jornalista José Bastos.
A+ / A-
Arquivo
Mário Jorge Machado e o futuro do têxtil

Decidir Europa

Mário Jorge Machado e o futuro do têxtil

06 nov, 2020 • José Bastos


Presidente da ATP avalia danos e oportunidades da pandemia.

Uma das imagens a perdurar do início da crise epidemiológica é a de que se há um setor que se reinventou para contornar os efeitos da pandemia esse setor foi o têxtil.

No universo do têxtil português – com empresas tão diferentes entre si em dimensão e objetivos – a rápida adaptação, de uma agilidade impressionante, para colocar milhões de máscaras sociais transformou-se num case-study internacional.

Até o Grupo da Competitividade e Crescimento que prepara recomendações para o Conselho Europeu pretendeu ouvir as explicações da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal para este milagre industrial de produzir um produto novo em tempo record.

O setor têxtil português viu também aí a oportunidade de se assumir como ‘cluster’ produtor de artigos para o setor da saúde, um segmento “de futuro” onde várias empresas se estrearam para abastecer o Serviço Nacional de Saúde (SNS) durante a pandemia de covid-19.

De acordo com o presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), Mário Jorge Machado, foram “muitas dezenas” as empresas têxteis portuguesas que, face à escassez de equipamentos de proteção individual no SNS para lidar com a situação gerada pelo novo coronavírus, “se adaptaram rapidamente” e redirecionaram a atividade para a produção de materiais como máscaras, batas e outros dispositivos médicos.

Esta rápida resposta da indústria nacional acabou por resultar na constituição de um potencial ‘cluster’ nesta área, cujo efetivo desenvolvimento pode representar uma nova área de negócio para o setor têxtil e de vestuário português.

Mas se sem as máscaras o índice das exportações portuguesas ter-se-ia ressentido ainda mais como pode a indústria surpreender o mercado ainda em plena crise? No desafio do futuro onde o único caminho é o da diferenciação como vai o têxtil responder? Como é que se adequa inovação e músculo industrial para o setor produzir alterações na produtividade?

São questões para o engenheiro de polímeros Mário Jorge Machado, líder da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.