Emissão Renascença | Ouvir Online
Dar voz às causas
A caminho da Jornada Mundial da Juventude, uma rubrica e um podcast da Renascença em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para conhecer o trabalho desenvolvido pela SCML junto das instituições e dos jovens que apoia.
A+ / A-
Arquivo
Ep.1. Bicicletas com Asas. “Se tens a bicicleta a ganhar pó, nós damos-lhe asas”

Dar Voz às Causas

Bicicletas com Asas. “Se tens a bicicleta a ganhar pó, nós damos-lhe asas”

02 jun, 2023 • Filipa Ribeiro , Diogo Camilo


O projeto da Santa Casa em Marvila restaura bicicletas e entrega-as a quem precisa delas para se deslocar ao trabalho ou ao local onde estuda. Conheça as histórias de Sellou Jallow e Alghassimou Bah, dois imigrantes que ganharam asas para realizarem os seus sonhos.

Nasceu em 2020, numa pequena oficina no coração de Marvila, mas já está ajudar a voar quem dela tira proveito. O projeto Bicicletas com Asas, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, já entregou 13 bicicletas a jovens sem possibilidades de adquirir uma.

Em reportagem, a Renascença conheceu as histórias de Alghassimou Bah e Sellou Jallow, dois imigrantes que chegaram a Portugal sem conhecer nada do país e para quem a bicicleta foi uma ajuda contra o isolamento e um meio de transporte para os estudos e trabalho.

No final da gravação da reportagem, os jovens ficaram a saber que as bicicletas passaram a ser oficialmente deles, depois de terminado o tempo de contrato na cicloficina.

Júlio Santos, que trabalha no centro de promoção social da PRODAC, foi quem deu a autorização. É um dos obreiros do projeto e, acima da paixão pelo ciclismo, é atento à solidariedade. Em conversa com Teresa Oliveira, o responsável explicou de que maneira as bicicletas se tornaram transformadoras nas vidas destes jovens.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.