Emissão Renascença | Ouvir Online
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Qual o papel dos privados na Saúde?

Da Capa à Contracapa

Qual o papel dos privados na Saúde?

06 jun, 2023 • José Pedro Frazão


Os convidados do programa desta semana são Miguel Gouveia, da Católica-Lisbon School Business & Economics; António Correia de Campos, ex-ministro da Saúde; e Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada.

O número de hospitais privados em Portugal duplicou nas primeiras duas décadas deste século, atraindo muitos médicos que não se fixam no SNS.

No entanto, a intervenção da troika e a pandemia de Covid-19 fizeram oscilar os montantes contratualizados entre as entidades convencionadas e o Serviço Nacional de Saúde.

O fim das parcerias público-privadas marcou também os últimos anos nas políticas de saúde. Afinal, qual é o papel dos privados num Sector crucial do Estado Social em Portugal?

Ouça o debate, que foi gravado ao vivo no lançamento do ensaio "Saúde e Hospitais Privados" da autoria de Miguel Gouveia (Católica Lisbon Business & Economics), na Feira do Livro de Lisboa, com a presença do autor e ainda de António Correia de Campos (ex-ministro da Saúde) e Óscar Gaspar (presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.