Siga-nos no Whatsapp
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Os algoritmos mandam (demasiado) em nós?

Da Capa à Contracapa

Os algoritmos mandam (demasiado) em nós?

23 mai, 2023 • José Pedro Frazão


Paulo Vicente, autor do ensaio "Os Algoritmos e Nós", e Ana Paiva, professora de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico, são os convidados do Da Capa à Contracapa desta semana.

Com um vazio de regulação, os sistemas de Inteligência Artificial arriscam mexer em equilíbrios sociais e económicos relevantes para a vida dos cidadãos. A exigência de instrumentos de governança podem deixar implícita uma ameaça às democracias? Os algoritmos têm demasiado poder na nossa vida? E os portugueses, estarão conscientes destes desafios?

Paulo Vicente e Ana Paiva são os convidados do Da Capa à Contracapa desta semana.

Paulo Vicente é autor do novo ensaio "Os Algoritmos e Nós", professor de Media Digitais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde fundou e coordena o iNOVA Media Lab, um laboratório de investigação e desenvolvimento dedicado às áreas da narrativa imersiva e interativa, impacto social da Inteligência Artificial, plataformas web e redes sociais, inovação e transformação digital, visualização de informação e comunicação de ciência.

Ana Paiva é professora catedrática de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico, coordenadora do grupo de investigação em Inteligência Artificial e Agentes Autónomos do INESC-ID.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.