Emissão Renascença | Ouvir Online
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Para onde caminha a Europa?

Da Capa à Contracapa

Para onde caminha a Europa?

09 mai, 2023


A um ano das eleições europeias, o Velho Continente vive mergulhado numa guerra e numa espiral de inflação que exigem respostas das sociedades e das elites políticas. Como responder a todos estes desafios? São convidados do Da Capa à Contracapa desta semana Ricardo Borges de Castro e Madalena Meyer Resende.

A um ano das eleições europeias, o Velho Continente vive mergulhado numa guerra e numa espiral de inflação que exigem respostas das sociedades e das elites políticas. As tensões demográficas, das migrações ou dos regionalismos espreitam também a agenda de um espaço social e económico que tem afirmado o clima e o digital como pilares estratégicos. Como responder a todos estes desafios? A Europa precisa de rever a sua arquitetura institucional? Como aproximar os cidadãos do seu próprio Continente? Descubra nesta conversa moderada por José Pedro Frazão.

São convidados do Da Capa à Contracapa desta semana Ricardo Borges de Castro, Diretor associado e chefe do programa «Europa no Mundo» do European Policy Centre e Madalena Meyer Resende, Professora no Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – NOVA FCSH. Foi investigadora visitante no CEPS (Bruxelas) e na Universidade Europeia Viadrina (Frankfurt Oder, Alemanha).Tem-se dedicado ao estudo da política da Europa Central, Oriental e Meridional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.