Emissão Renascença | Ouvir Online
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
O que pode fazer o Ensino Superior pelo desenvolvimento do país?

Da Capa à Contracapa

O que pode fazer o Ensino Superior pelo desenvolvimento do país?

25 abr, 2023


Cinquenta anos depois da reforma de Veiga Simão, as universidades e politécnicos têm hoje dez vezes mais estudantes e são peça-chave do desenvolvimento do sistema científico português. Os convidados do programa desta semana são o autor do ensaio “Ensino Superior e Desenvolvimento”, José Ferreira Gomes, antigo secretário de Estado do Ensino Superior e da Ciência e atual reitor da Universidade da Maia; e ainda com o presidente do ISEG e professor catedrático de Finanças, João Duque.

Cinquenta anos depois da reforma de Veiga Simão, as universidades e politécnicos têm hoje dez vezes mais estudantes e são peça-chave do desenvolvimento do sistema científico português.

Como tem evoluído o sistema português de ensino superior? Com que política e investimento estatais, rede institucional, procura estudantil e retrato de docentes? Como se incentiva, financia e produz ciência nas universidades e com que ligação à administração pública e ao setor produtivo privado?

Estas são questões em análise no programa “Da Capa à Contracapa” com o autor do ensaio “Ensino Superior e Desenvolvimento”, José Ferreira Gomes, antigo secretário de Estado do Ensino Superior e da Ciência e atual reitor da Universidade da Maia; e ainda com o presidente do ISEG e professor catedrático de Finanças, João Duque.

O Da Capa à Contracapa é uma colaboração da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FMMS), que pode ouvir na Renascença às terças-feiras, depois das 23h00, ou a qualquer hora no site da estação e nas plataformas de podcast.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.