Emissão Renascença | Ouvir Online
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Cinco décadas de política - O estado da democracia em Portugal

Da Capa à Contracapa

Cinco décadas de política. O estado da democracia em Portugal

18 abr, 2023


Os antigos deputados Helena Roseta e António Lobo Xavier e o politólogo Pedro Magalhães são os convidados do programa desta semana, sobre cinco décadas de política.

A propósito do lançamento da tradução portuguesa do “Oxford Handbook of Portuguese Politics”, que vai ser editado este mês, debatemos a saúde da democracia em Portugal.

O que mudou em cinco décadas de política e em que ponto se encontra o regime instaurado com a Revolução de Abril?

Na vésperas de mais um aniversário do 25 de Abril, os convidados desta emissão alargada do programa “Da Capa à Contracapa” são os antigos deputados Helena Roseta e António Lobo Xavier, e o politólogo Pedro Magalhães, um dos coordenadores do livro “O Essencial da Política Portuguesa” agora publicado.

VÍDEO - Cinco décadas de política. O estado da democracia em Portugal
VÍDEO - Cinco décadas de política. O estado da democracia em Portugal
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anastácio José Marti
    19 abr, 2023 Lisboa 15:44
    A suposta democracia em Portugal há muito que está podre, pois se não o estivesse, porque motivos a Administração Pública está toda ele politizada, com as nomeações de cargos de confiança política em detrimento do mérito, o que condeno, com uma gestão de Recursos Humanos, deplorável, impondo a muitos funcionários, incluindo deficientes, verdadeiros homicídios profissionais, e tal como acontece com os professores e médicos, também os trabalhadores deficientes, estão a ser impedidos de evoluírem profissionalmente, apenas e só porque não há ética profissional, formação humana, honestidade intelectual o que em nada dignifica o Estado e a Administração Pública, motivos estes, mais do que suficientes, para que nunca existiram tantos motivos para que o PS nada comemore os 50 anos de suposta democracia, assim como, toda a oposição e instituições públicas que nada fizeram até hoje para que esta podridão não alastrasse, como está a alastrar e a cavar a nossa sepultura enquanto sociedade e país.