Tempo
|
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Cérebro: o que se passa lá dentro e como se revela cá fora?

Da Capa à Contracapa

Cérebro: o que se passa lá dentro e como se revela cá fora?

23 nov, 2021 • José Pedro Frazão , Ana Marta Domingues


Neste programa, falamos dos nossos cérebros e comportamentos, no contexto do mês da Ciência e da Educação da Fundação Francisco Manuel dos Santos. O neurologista Alexandre Castro Caldas e a psicóloga Luísa Lima são os convidados para a conversa moderada pelo jornalista José Pedro Frazão.

Neste tempo de tantas alterações provocadas pelo impacto da pandemia, mas também por uma digitalização acelerada, o que se passa dentro do cérebro? Como é afetado? Como observamos essas mudanças no comportamento humano?

Na opinião de Alexandre Castro Caldas, “deixar de escrever à mão vai mudar biologicamente o nosso cérebro, porque temos uma área específica para isso que vai desaparecer”.

Já a psicóloga Maria Luísa Pedroso Lima considera que “as redes sociais permitiram proximidade apesar do distanciamento, baixando os níveis de sofrimento psicológico nos confinamentos”.

É uma conversa quase de laboratório, mas muito informal, que se pretende acessível a todos.

À conversa com o jornalista José Pedro Frazão, dois grandes especialistas: Alexandre Castro Caldas, neurologista e diretor do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, e a psicóloga Social do ISCTE, Luísa Lima.

Para ouvir na Renascença das 23h00, nesta terça-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.