Emissão Renascença | Ouvir Online
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Da Capa à Contracapa - Cem anos de habitação apoiada em Portugal - 18/01/2020

da capa à contracapa

Cem anos de habitação apoiada em Portugal

18 jan, 2020


25 de abril de 1918 e maio de 2018, são a primeira e a última data de publicação de instrumentos legais de incentivo à construção de casas económicas em Portugal. Sobre esse intervalo de 100 anos, um arquitecto e historiador faz uma reflexão sobre os modelos, as ideologias e as matrizes que sucessivos regimes e governos adotaram para a promoção pública dos chamados “bairros sociais”.

O resultado dessa reflexão é um novo ensaio da Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre A habitação apoiada em Portugal.

Para debater o tema, neste da "Capa à Contracapa", convidámos o autor do ensaio, Ricardo Costa Agarez, e a arquiteta Helena Roseta, personalidade com uma longa carreira ligada ao urbanismo e aos movimentos cívicos que conseguiu, enquanto deputada, fazer aprovar, o ano passado, a primeira Lei de Bases da Habitação em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.