Emissão Renascença | Ouvir Online
Conversas Cruzadas
Programa sobre a atualidade que passa ao domingo, às 12h00.
A+ / A-
Arquivo
A confiança

Conversas Cruzadas

A confiança

02 abr, 2023


Carvalho da Silva, João Cerejeira e Nuno Botelho na análise do pacote "Mais Habitação" e do "IVA zero".

A versão definitiva do pacote Mais Habitação foi fechada na reunião do Conselho de Ministros desta semana depois de um mês de consulta pública. O governo não só manteve as medidas mais polémicas como atribuiu às Câmaras Municipais a responsabilidade de as aplicar.

O arrendamento compulsivo de imóveis devolutos é para manter, mesmo com alguns acertos. Por exemplo, as autarquias que não queiram aplicar a medida terão de passar as informações ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, IRHU, que avançará nos casos em que não é necessária uma obra de conservação.

Com a medida, António Costa responde diretamente aos presidentes dos dois maiores municípios do país, Lisboa e Porto, que haviam alertado de não pretenderem aplicar a decisão, uma das mais polémicas do pacote Mais Habitação. O líder do governo não deixou de dizer que os municípios têm sido “parcimoniosos” na identificação dos devolutos para efeitos de IMI. Em 2002 havia 10998 dos quais 6859 em Lisboa e Porto, dois terços do total, acrescentou António Costa.

Qual é o principal barómetro para medir o sucesso deste pacote legislativo sobre habitação? “Confiança” parece ser o fator chave. Tal como, noutro plano, “confiança” é a palavra que mais se escuta sobre o acordo assinado para travar a subida nos preços dos alimentos com produtores e distribuidores. De outra forma, sem confiança, como poderia ser possível garantir que os produtos abrangidos pela isenção do IVA não vão aumentar nos próximos meses?

A análise é de Nuno Botelho, líder da ACP – Associação Comercial do Porto, Manuel Carvalho da Silva, professor do CES e João Cerejeira, professor da Universidade do Minho a olharem também para o PRR.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.