Tempo
|
Conversas Cruzadas
Programa sobre a atualidade que passa ao domingo, às 12h00.
A+ / A-
Arquivo
Ucrânia na UE

CONVERSAS CRUZADAS

Ucrânia na UE

26 jun, 2022 • José Bastos


Nuno Botelho, José Pedro Teixeira Fernandes e José Alberto Lemos na análise do Conselho Europeu que abre caminho à candidatura de Kiev.

Os dias dificilmente poderiam ser mais intensos na agenda da União Europeia, G7 e NATO. Na semana em que passaram quatro meses desde o início da guerra na Ucrânia, neste domingo cumprem-se 123 dias marcados pela invasão russa, que, longe de terminar, aumenta a cada dia o número de mortos, feridos e refugiados.

Distante da frente de guerra, nos corredores de Bruxelas, a Ucrânia conseguiu converter-se em país candidato à integração na União Europeia. O Conselho Europeu outorgou formalmente o estatuto de candidato a Kiev depois de o governo de Volodímir Zelenski o ter pedido, apenas quatro dias depois do início da guerra.

O processo de ampliação viveu as suas duas caras: Ucrânia e Moldávia na luz, os Balcãs na sombra. Com o sim a Kiev e Chisinau são sete os países na lista de candidatos – Sérvia, Montenegro, Macedónia do Norte, Albânia, Turquia e os dois novos convidados.

A rapidez com que a União Europeia se mexeu quando viu a agressão russa mostra que a vontade política é chave nestes processos. A decisão é uma injeção de moral sem precedentes para a liderança, exército e sociedade ucraniana num momento complexo no Donbass. Mas em termos práticos tem muito de simbólico. As negociações para integrar o clube europeu prolongam-se em média dez anos e quatro meses. De resto, a ampliação começa já descafeinada com a ideia de Macron de criar uma comunidade política europeia. “Talvez não possamos viver na mesma casa, mas sim na mesma rua”, disse o presidente francês.

A este conjunto de dúvidas somam-se as campainhas de alarme a soar nos radares económicos: a inflação dispara, os preços da energia sobrem, o corte no gás russo ameaça o motor industrial da Europa e a utilização dos cereais como arma de guerra. E ainda a cimeira da NATO de Madrid de 29 e 30 de junho dominada pela guerra na Ucrânia e que aprovará uma declaração final que abordará um novo conceito estratégico de defesa.

A análise é de Nuno Botelho, José Pedro Teixeira Fernandes e José Alberto Lemos.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    27 jun, 2022 Lisboa 10:00
    A única vitória da Ucrânia na última semana, foi mesmo essa. Que no campo militar e mesmo de apoio Ocidental, as coisas não estão a correr bem, desde o avanço russo no terreno até um certo cansaço das opiniões públicas nos Países Ocidentais. Dê lá por onde der, é melhor que a Ucrânia consiga rapidamente uns êxitos militares que se vejam, para contrariar o derrotismo que se vai instalando.