Emissão Renascença | Ouvir Online
Conversas Cruzadas
Programa sobre a atualidade que passa ao domingo, às 12h00.
A+ / A-
Arquivo
A guerra

Conversas Cruzadas

A guerra

06 mar, 2022 • José Bastos


Nuno Botelho, Bruno Reynaud de Sousa, José Alberto Lemos e Manuel Carvalho da Silva na análise da agressão russa.

O drama da guerra voltou ao quotidiano europeu. A Ucrânia é um país a sangrar no meio de um horror anunciado. O tempo ainda é dos mísseis, mas é importante ir adiantando o relógio da paz, antes que seja tarde.

Em 11 dias muito se alterou na comunidade das nações, mas pouco parece ter mudado no campo de batalha. Mais de uma semana depois do início da invasão russa, a população ucraniana continua a resistir, mas o agressor estará a introduzir novos elementos na estratégia de guerra.

À hora desta emissão decorre nova tentativa de evacuação de civis, no sul da Ucrânia. A retirada de populações civis é uma matéria de grande importância na estratégia militar seguida por Moscovo, numa guerra que analistas já previam como podendo ser de larga duração.

Depois do fracasso da guerra relâmpago destinada a fazer cair o governo de Zelensky, as forças russas estão a fustigar áreas civis precisamente para forçar a saída da população e facilitar o avanço em áreas urbanas como as cidades do sul ou Kiev, a norte.

Depois de Mariupol, os estrategas russos pretendem que as tropas avancem até Ocidente, rumo a Odessa, o porto marítimo de referência da Ucrânia. A sua conquista permitiria uma velha aspiração de que se falará de forma recorrente, há anos, no Kremlin: estender um corredor terrestre entre a região do Donbass (Donetsk e Lugansk), a já anexada Crimeia e toda a costa do Mar Negro.

A análise dos ângulos militares e geopolíticos é de Nuno Botelho, Bruno Reynaud de Sousa, José Alberto Lemos e Manuel Carvalho da Silva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.