Tempo
|
Conversas Cruzadas
Programa sobre a atualidade que passa ao domingo, às 12h00.
A+ / A-
Arquivo
Conversas Cruzadas - A regra de três simples aplicada em outubro - 02/06/2019

​Conversas Cruzadas

A regra de três simples aplicada em outubro

02 jun, 2019 • José Bastos


Luís Aguiar-Conraria, Nuno Botelho e Nuno Garoupa analisam a atualidade.

Que indicações saídas das eleições para o Parlamento Europeu serão decisivas no próximo ciclo político doméstico a iniciar com as legislativas de outubro? O tema esteve em análise na edição desta semana do programa Conversas Cruzadas da Renascença.

Mais do que suavizar o resultado em votos absolutos do PS, aos socialistas terá sido decisivo o “fator 11 pontos” de diferença para o PSD, colocando o partido liderado por Rui Rio em mínimos históricos.

Uma semana depois das eleições europeias o cenário político doméstico avalia vitórias e derrotas do quadro saído de uma ida às urnas marcada por um pano de fundo nada positivo: os 70% de abstenção.

Se PSD, CDS e PCP estão entre os partidos a não conseguir evitar assumir a derrota qual é a verdadeira dimensão dos resultados positivos de PS, BE e, em particular do PAN? Há então três derrotados e três claros vencedores?

Das Europeias sai um processo prático para resolver problemas políticos dos quais conhecemos três valores e é preciso conhecer um quarto valor, leia-se, uma maioria absoluta? Podem os resultados das europeias ser transpostos de forma mecânica para as legislativas?

E que efeitos terão na liderança do PSD? Na oposição interna Jorge Moreira da Silva, ex-vice de Passos Coelho, foi o único dos possíveis candidatos ao lugar a apontar responsabilidades a Rui Rio pelos resultados do último domingo. Num artigo de opinião publicado no Expresso, Moreira da Silva diz que o número um do PSD se devia ter demitido e convocado eleições diretas.

Estas são algumas das questões para o debate com Nuno Garoupa, professor da GMU Scalia Law, universidade em Arlington, na Virginia EUA, Luís Aguiar-Conraria, professor da Universidade do Minho e Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.