Tempo
|
Euranet
Compromisso Verde
“Compromisso Verde” é um podcast quinzenal, da autoria de Cristina Nascimento, sobre crescimento sustentável e transição energética. Da pandemia dos plásticos aos pecados da chamada moda rápida, cada episódio um tema. Uma nova edição disponível às quartas-feiras às 18h00. Esta é uma uma parceria Renascença/Euranet Plus.
A+ / A-
Arquivo
Porque é que os portugueses não têm um estilo de vida mais amigo do ambiente?

Compromisso Verde

Porque é que os portugueses não têm um estilo de vida mais amigo do ambiente?

19 abr, 2023 • Cristina Nascimento , João Campelo (sonorização)


Preços elevados, dúvidas sobre produtos biológicos e demora dos transportes públicos. Estas são as dificuldades frequentemente apontadas pelos portugueses para não terem um comportamento mais sustentável. Zero pede que sejam criadas mais e melhores infraestruturas que facilitem as escolhas dos portugueses.

Gostava de ir trabalhar de bicicleta, mas infelizmente o caminho não é seguro”.

“Não uso tanto os transportes públicos porque há o problema de levar os meus filhos à escola. É difícil gerir todos os percursos”.

“Não compro alimentos biológicos porque não acredito que sejam de facto biológicos”.

Estes são alguns dos relatos de portugueses feitos à Renascença quando questionados porque é que não têm um estilo de vida mais ambientalmente sustentável.

Os argumentos são semelhantes em Lisboa, no Algarve ou em Chaves e são também os mesmos que chegam à associação ambientalista Zero, diz a vice-presidente da associação Susana Fonseca.

Susana Fonseca considera que ainda falta criar condições para que os portugueses possam ter melhores comportamentos, do ponto de vista ambiental e dá como exemplo o atraso de mais de um ano em implementar um sistema remunerado para recolha de embalagens de bebida.

A ambientalista considera ainda que a ação da União e da Comissão Europeia também “tem ficado aquém” do que seria necessária.

O “Compromisso Verde” é uma parceria entre a Renascença e a Euranet Plus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.