Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Compromisso Verde
“Compromisso Verde” é um podcast quinzenal, da autoria de Cristina Nascimento, sobre crescimento sustentável e transição energética. Da pandemia dos plásticos aos pecados da chamada moda rápida, cada episódio um tema. Uma nova edição disponível às quartas-feiras às 18h00. Esta é uma uma parceria Renascença/Euranet Plus.
A+ / A-
Arquivo
Arquitetura em Portugal é “precária” e tem dificuldade em ser sustentável

Compromisso Verde

Arquitetura em Portugal é “precária” e tem dificuldade em ser sustentável

05 abr, 2023 • Cristina Nascimento , João Campelo (sonorização)


Ricardo Camacho, da Ordem dos Arquitetos Portugueses, considera que o setor da construção civil precisa de uma reforma profunda e que a Academia tem feito pouco para aproximar os vários parceiros do setor.

A arquitetura que se faz em Portugal é precária e não tem conseguido responder aos desafios da sustentabilidade. O diagnóstico é feito pela Ordem dos Arquitetos Portugueses.

O coordenador da Comissão Técnica para a Sustentabilidade da Ordem, Ricardo Camacho,considera que a arquitetura em Portugal é pouco valorizada, os arquitetos mal remunerados e os clientes estão pouco disponíveis para pagarem de acordo com o conhecimento que se exige.

Nesta análise, Ricardo Camacho diz que o legislador até tem feito a sua parte, mas a Academia não tem contribuído como devia para a reforma profunda que diz ser urgente no setor. Vai valendo a União Europeia e as regras que tem imposto e que têm garantido a concretização de práticas mais amigas do ambiente.

Ricardo Camacho diz ainda que, segundo informações da União Europeia, para se conseguir diminuir a pegada no setor da construção, as preocupações devem estar viradas sobretudo para a forma como se recupera o que já existe

A arquitetura sustentável em Portugal é o tema desta semana do podcast da Renascença e Euranet Plus Compromisso Verde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.