Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Compromisso Verde
“Compromisso Verde” é um podcast quinzenal, da autoria de Cristina Nascimento, sobre crescimento sustentável e transição energética. Da pandemia dos plásticos aos pecados da chamada moda rápida, cada episódio um tema. Uma nova edição disponível às quartas-feiras às 18h00. Esta é uma uma parceria Renascença/Euranet Plus.
A+ / A-
Arquivo
Pandemia e guerra faz diminuir venda de flores

Compromisso Verde

Venda de flores recua por causa da pandemia e da guerra

08 fev, 2023 • Cristina Nascimento , João Campelo (sonorização)


Associação do setor garante que a produção de plantas e flores para venda está mais amiga do ambiente. Portugal não é autosuficiente nesta matéria e tem de recorrer à importação, o que faz aumentar a pegada carbónica.

A pandemia e a guerra fizeram recuar as vendas no setor das flores naturais e o setor ainda não recuperou. “A perda é significativa”, reconhece o vice-presidente da Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais, Rui Algarvio.

Em declarações ao podcast “Compromisso Verde” Rui Algarvio explica que os hábitos dos consumidores também se alteraram.

“Há um incremento das vendas nas épocas festivas e depois há uma diminuição do consumo ao longo do ano”, descreve.

Sobre o impacto ambiental do setor, Rui Algarvio assegura que, com uma nova geração de produtores, bem como com as regras impostas pela União Europeia, a produção leva cada vez mais em linha de conta os cuidados ambientais.

“Temos uma preocupação cada vez maior ao nível da melhoria das condições ambientais, quer seja dos solos, quer seja das águas”, explica.

O “Compromisso Verde” é uma parceria entre a Renascença e a Euranet Plus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.