Tempo
|
Euranet
Compromisso Verde
“Compromisso Verde” é um podcast quinzenal, da autoria de Cristina Nascimento, sobre crescimento sustentável e transição energética. Da pandemia dos plásticos aos pecados da chamada moda rápida, cada episódio um tema. Uma nova edição disponível às quartas-feiras às 18h00. Esta é uma uma parceria Renascença/Euranet Plus.
A+ / A-
Arquivo
Crise vai permitir Natal “com menos impacto ecológico”

Compromisso Verde

Crise vai permitir Natal "com menos impacto ecológico"

07 dez, 2022 • Cristina Nascimento , João Campelo (sonorização)


Ativista climática lembra que a época das festas é uma “época de excessos” com números relevantes: todos os anos em Portugal vão parar ao lixo 1,2 mil toneladas de pinheiros, 54 toneladas de luzes de Natal e 12 milhões de rolos de papel de embrulho.

Os aumentos dos preços e menor disponibilidade financeira vão ter como consequência um Natal com menos impacto ecológico. É pelo menos esta a expectativa da ativista climática Joana Guerra Tadeu, conhecida como Ambientalista Imperfeita.

Joana Guerra Tadeu reconhece que o Natal e as Festas são "épocas de excesso" e dá como exemplo alguns números apurados pela Quercus.

"Nos dias de Natal deitamos fora seis milhões de refeições", diz, acrescentando que, também ao nível das decorações, os números são expressivos.

“Em Portugal, deitamos ao lixo 1,2 mil toneladas de pinheiros de Natal, todos os anos, 54 toneladas de luzes de Natal e 12 milhões de rolos de papel de embrulho por ano", explica, apontando algumas alternativas.

"Se tiverem pinheiro artificial, façam-no durar. As luzes, se forem para o lixo, ponham no eletrão, mas atenção que as luzes são reparáveis, portanto antes de deitar o lixo tentar reparar. Se de facto de deitarem as luzes de Natal ao lixo, comprem luzes de Natal em led, vão poupar 80% de energia, em comparação com as outras", recorda.

“No impacto ambiental muitas vezes a poupança, pensar em poupança, é pensar em reduzir o impacto. Eu acho que se há ano em que as pessoas vão estar com menos impacto, será este, muito por causa da crise", estima.O podcast Compromisso Verde é uma parceria da Renascença/Euranet Plus, para ouvir no site da Renascença e nas habituais plataformas.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.