Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Compromisso Verde
“Compromisso Verde” é um podcast quinzenal, da autoria de Cristina Nascimento, sobre crescimento sustentável e transição energética. Da pandemia dos plásticos aos pecados da chamada moda rápida, cada episódio um tema. Uma nova edição disponível às quartas-feiras às 18h00. Esta é uma uma parceria Renascença/Euranet Plus.
A+ / A-
Arquivo
Dividir água com Espanha. “Preocupação é com qualidade e não quantidade”

Compromisso Verde

Dividir água com Espanha. “Preocupação é com qualidade e não quantidade”

09 nov, 2022 • Cristina Nascimento , João Campelo (sonorização)


Especialista em Ecologia e Ambiente olha para o cenário de seca que as alterações climáticas estão a impor a Portugal. Nuno Formigo considera legislação comunitária como das mais avançadas a nível mundial.

Portugal precisa de mudar de práticas agrícolas para fazer face à falta de água e às alterações climáticas. A ideia é defendida por Nuno Formigo, especialista em Ecologia e Ambiente da Universidade do Porto.

O debate surge num ano em que a seca tem sido prolongada.

Pela nossa situação geográfica, Portugal está condicionado por Espanha, mas, diz este especialista, a preocupação devia ser mais sobre a qualidade da água.

As alterações climáticas estão na origem do problema das secas mais extremas, bem como de inundações quando chove. Dado o atual cenário Nuno Formigo defende que o país devia encarar a necessidade, por exemplo, de mudar práticas agrícolas.

Nuno Formigo diz também que, a manter-se a tendência de falta de água, uma das soluções em que Portugal vai ter de apostar é em mais unidades de dessalinização.

A gestão de recursos hídricos é o tema do podcast Compromisso Verde, uma parceria da Renascença e Euranet Plus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.