Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Compromisso Verde
“Compromisso Verde” é um podcast quinzenal, da autoria de Cristina Nascimento, sobre crescimento sustentável e transição energética. Da pandemia dos plásticos aos pecados da chamada moda rápida, cada episódio um tema. Uma nova edição disponível às quartas-feiras às 18h00. Esta é uma uma parceria Renascença/Euranet Plus.
A+ / A-
Arquivo
Venda a granel devia estar na Lei de Bases do Clima, defende comerciante

Compromisso Verde

Venda a granel devia estar na Lei de Bases do Clima, defende comerciante

08 jun, 2022 • Cristina Nascimento , João Campelo (sonorização)


Além de bens alimentares, também há produtos de higiene e limpeza que podem ser vendidos a granel, evitando embalagens e desperdício. Na edição desta semana do “Compromisso Verde”, debate-se a sustentabilidade dos hábitos de higiene.

A venda a granel devia estar na Lei de Bases do Clima e no Código do Consumidor. A medida é defendida por Eunice Maia, dona da Maria Granel, a primeira loja de venda a granel biológico, em Lisboa.

“Temos restrições nesta área, temos omissões e ausência de regulação por exemplo no que diz respeito ao granel na parte da cosmética, na parte dos detergentes. Mais do que impor ou proibir, acho que era crucial que houvesse uma preocupação com as boas práticas no granel, do ponto de vista da higiene e da segurança”, diz Eunice Maia, dando como exemplo o que se faz em França, onde a venda a granel consta da Lei de Bases do clima e no código do Consumidor.

Eunice Maia defende ainda que este tipo de venda que evita o desperdício e a utilização de embalagens devia ser incentivada “em termos de fiscalidade”.

Eunice Maia é uma das entrevistadas do podcast da Renascença “Compromisso Verde”, esta semana dedicado à higiene sustentável.

Cátia Curica, farmacêutica e criadora da Organii, marca de cosmética orgânica, assegura que há cada vez mais procura por produtos de higiene amigos do ambiente, como por exemplo champôs sólidos, mas, acrescenta, lamenta que a grande indústria não faça mais.

“Por onde se move o consumidor, move também a grande indústria, sem dúvida”, diz Cátia Curica, acrescentando que o setor só faz “o mínimo para o consumidor ficar contente”.

O podcast “Compromisso Verde” é uma parceria da Renascença com a Euranet Plus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.