Tempo
|
Euranet
Compromisso Verde
“Compromisso Verde” é um podcast quinzenal, da autoria de Cristina Nascimento, sobre crescimento sustentável e transição energética. Da pandemia dos plásticos aos pecados da chamada moda rápida, cada episódio um tema. Uma nova edição disponível às quartas-feiras às 18h00. Esta é uma uma parceria Renascença/Euranet Plus.
A+ / A-
Arquivo
Políticos consideram “infantis” mobilizações dos jovens contra alterações climáticas

​Compromisso Verde

Políticos consideram “infantis” mobilizações dos jovens contra alterações climáticas

11 mai, 2022 • Cristina Nascimento , João Campelo (sonorização)


Especialista sobre participação política e ativismo ambiental defende urgência da aproximação dos decisores políticos aos jovens. Carla Malafaia diz que falta, no entanto, vontade política.

O poder político infantiliza a luta dos jovens contra as alterações climáticas e critica a classe política por ter falta de vontade na aproximação dos mais novos.

A opinião é Carla Malafaia, investigadora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Questionada sobre a mobilização dos mais novos na luta pelo ambiente, Carla Malafaia conclui que “estas mobilizações são muito vistas como infantis e politicamente apáticas”, num discurso “que muitas vezes se ouve que ‘os jovens querem é faltar à escola’”.

Em declarações ao podcast “Compromisso Verde”, uma parceria da Renascença com a Euranet Plus, Carla Malafaia considera urgente uma aproximação entre os mais novos e a classe política, mas tem faltado vontade.

“É uma questão de vontade política, de facto, e talvez essa vontade política não seja tão estruturada como deveria”, diz, considerando que não é possível “ouvir aquele tipo de discursos políticos na televisão em que nos dizem que os jovens são realmente os grandes protagonistas e os grande agentes de mudança no que toca à crise climática, mas depois não considerarmos de facto aquilo que eles têm a dizer sobre a gestão da crise climática e sobre como a gestão da crise climática deve ser conduzida a nível nacional, a nível regional”.

Carla Malafaia identifica ainda falta de visibilidade da mobilização dos jovens, que muitas vezes não é apoiada nem sequer pela família.

“Quando olhamos para a investigação e o papel que adultos mais próximos destes ativistas climáticos têm na mobilização dos ativistas não é um papel muitas vezes de suporte como seria de esperar, até às vezes há esta narrativa também dos pais de que ‘isto não é eficaz, este tipo de mobilizações não serve para grande coisa’”, conclui esta investigadora.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.