Tempo
|
Euranet
Compromisso Verde
“Compromisso Verde” é um podcast quinzenal, da autoria de Cristina Nascimento, sobre crescimento sustentável e transição energética. Da pandemia dos plásticos aos pecados da chamada moda rápida, cada episódio um tema. Uma nova edição disponível às quartas-feiras às 18h00. Esta é uma uma parceria Renascença/Euranet Plus.
A+ / A-
Arquivo
Partilhar bens e reutilizar. Consumidores já mudaram, mas é preciso ajuda das empresas

Compromisso Verde

Partilhar bens e reutilizar. Consumidores já mudaram, mas é preciso ajuda das empresas

30 mar, 2022 • Cristina Nascimento , João Campelo (sonorização)


Uma consumidora preocupada com o ambiente e um jurista da Deco olham para o fenómeno da economia partilhada e da economia circular. As mentalidades mudaram, a net veio ajudar a consumos mais responsáveis, mas as empresas e a legislação ainda criam entraves.

As empresas precisam de mudar para ajudar os consumidores a ter consumos mais amigos do ambiente. É a opinião de Paulo Fonseca, jurista da Deco.

A associação de defesa do consumidor garante que os consumidores têm agora uma nova mentalidade na hora de comprar.

“Os consumidores querem cada vez mais produtos que sejam mais duráveis, que se evite que o produto que eu adquiri há dois anos se transforme rapidamente num resíduo ou que os novos produtos que eu venha a comprar incorporem elementos de outros produtos anteriores, numa lógica de economia circular”, explica o jurista.

No entanto, acrescenta, do lado das empresas e da legislação o que há é “uma garantia de três anos em vigor que não serve de muito”.

Partilhar bens ou garantir a reutilização de bens é uma prática que já é presente em muitos consumidores.

É o caso de Sara Esteves, 36 anos, mães de dois filhos e artista têxtil.

“Eu diria que a parte toda da roupa é uma parte que para mim é bastante evidente e provavelmente mais marcante há mais anos. Praticamente eu só compro roupa em segunda mão, quer para mim, quer para os meus filhos, e muita da roupa nova que vou tendo é feita por marcas amigas e pequenas, de pessoas amigas, que também têm esse tipo de preocupações e a esmagadora maioria são feitas com tecidos também eles provenientes de um ‘mindset’ circular”, explica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.