Tempo
|
Euranet
Compromisso Verde
“Compromisso Verde” é um podcast quinzenal, da autoria de Cristina Nascimento, sobre crescimento sustentável e transição energética. Da pandemia dos plásticos aos pecados da chamada moda rápida, cada episódio um tema. Uma nova edição disponível às quartas-feiras às 18h00. Esta é uma uma parceria Renascença/Euranet Plus.
A+ / A-
Arquivo
Poluição digital. O que é e podemos combater?

Compromisso Verde

Poluição digital. O que é e podemos combater?

16 mar, 2022 • Cristina Nascimento , João Campelo (sonorização)


Francisco Ferreira, da associação ambientalista Zero, reconhece que o conceito de poluição digital ainda é pouco divulgado e que também ainda é difícil quantificar com precisão, mas deixa conselhos sobre o que cada um pode fazer para diminuir este tipo de poluição.

Quase tudo é digital hoje em dia e um dos frequentes argumentos a favor do digital é que é mais amigo do ambiente. No entanto, o conceito de poluição digital existe, ainda é pouco divulgado, mas tem impacto.

Francisco Ferreira, presidente da Associação Ambientalista Zero, explica que a poluição digital está relacionada quer com consumos de eletricidade para manter ligados, por exemplo, servidores e computadores, quer com a frequente substituição de telemóveis, tablets e computadores. Ou seja, grande parte desta poluição está ligada a um aumento de consumo de eletricidade.

Na edição desta semana do podcast “Compromisso Verde”, Francisco Ferreira reconhece que ainda é difícil “fazer a contabilização efetiva daquilo que é a nossa poluição digital”, mas que existe “a noção que entre aquilo que se poupa através do digital, por exemplo recorrendo ao teletrabalho em vez de usarmos o telemóvel, em vez de termos consumos significativos também de energia e a emissão de vários poluentes versus o uso do computador e as tecnologias digitais não é passar de 100 para zero“.

Quando questionado sobre o que está ao nosso alcance, enquanto consumidores, Francisco Ferreira elenca vários cuidados quanto ao uso do computador, por exemplo, “o regular da iluminação do ecrã é absolutamente decisivo; usar ou não o modo eco que os computadores têm habitualmente disponível”.

Já os mais jovens podem ter “um papel crucial”, no que toca à aquisição de telemóveis. “Os jovens podem ter uma perspetiva menos consumista daquilo que é o equipamento que pode ser certamente mais durável e não necessitar de ser substituído com tanta frequência”, lembrando que os telemóveis têm componentes raros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.