Tempo
|
Casa Comum
A política nacional e europeia em debate à quarta-feira às 13h05 e às 23h20
A+ / A-
Arquivo
Casa Comum - ​Rangel e Assis sobre 25 de abril no Parlamento - 22/04/2020

P. Rangel

Rangel critica Ferro Rodrigues. “Julga-se dono da democracia, mas não é”

22 abr, 2020 • Celso Paiva Sol , Cristina Nascimento


Social-democrata concorda com celebração do 25 de abril no Parlamento, mas critica forma como Ferro Rodrigues se tem pronunciado sobre a assunto.

O eurodeputado social-democrata Paulo Rangel não poupa críticas ao presidente da Assembleia República Ferro Rodrigues a propósito das comemorações do 25 de abril no Parlamento.

No espaço de debate da Renascença "Casa Comum", Rangel afirmou que concorda com a celebração da data na Assembleia da República, mas não concorda com a forma como o assunto foi conduzido por Ferro Rodrigues.

"Se as pessoas forem a Fátima e estiverem lá 100 pessoas ou 300 ou se quiser 1.500 no recinto, há uma distância física de quatro e de cinco metros. As pessoas são disciplinadas e sabem-se comportar. A questão é uma questão de respeito por todos e isso não aconteceu", considerou Rangel.

"Ferro Rodrigues não está à altura do cargo, nunca esteve, nunca foi imparcial, como foi Jaime Gama ou Almeida Santos ou Mota Amaral. E desta vez falou com uma pesporrência que é totalmente anti democrática. Ele julga-se o dono da democracia, mas não é, está muito enganado", acrescenta o social-democrata.

Sobre este tema, o socialista Francisco Assis também concorda que se assinale no Parlamento o 25 de abril, mas vê razão para a discussão que se instalou.

"Querer agora cavar aqui um fosso entre grandes defensores do 25 de abril e adversários do 25 de abril em torno disso é ridículo e é grave".

Os dois comentadores da Renascença olharam ainda para o pacote de ajuda aos Estados-Membros por causa do coronavírus que vai estar em debate no Conselho Europeu e analisaram ainda o difícil cenário económico que Portugal vai enfrentar, bem como a prestação de Rui Rio, como líder da oposição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isabel Maria de Sous
    24 abr, 2020 Vila Real 14:59
    Ferro Rodrigues não tem nível para figura pública e tem ainda muito menos para presidente da AR. Já quando era líder do PS tratava os opositores por palermas. Quanto à máscara, no lugar em que está, ficava-lhe bem uma de bem educado. Em casa diga as baboseiras que quiser, mande os perdigotos que bem entender, na AR tem de ter decoro! Ou quer ser o Trump ou o Bolsonaro português. E a polėmica instalada tem a ver com o exemplo e não com o ser mais ou menos democrata. Porque como diz Rangel, se as pessoas forem a Fátima e guardarem a distância de segurança, também não haverá um problema. Eles abriram um precedente. A partir de agora quero vê-los a impedir as comemorações religiosas ou a proibir as pessoas de ir à praia. Dizem que têm estado na AR em trabalhos, mas trabalho é um dever e talvez até uma necessidade, embora eu ache que é apenas um sítio para lavar roupa suja. Comemorações? Então não foi decretado que eram dispensáveis, ou só se estavam a referir às religiosas? Na Páscoa não pude ter cá o meu filho e nora, mas depois disso já estive com eles, porque eles estão a trabalhar rm casa. Fazem dos portugueses uns suicídas? Quanto à polícia, só atua quando tem uma televisão por perto! Eles próprios são um foco de contaminação: mexem com as mesmas luvas na documentação dos condutores que interpelam. Usam viseiras, sem máscara, que são abertas e os deixa inspirar e expirar. Se assim não fosse, eles tinham a viseira cheia de vapor, como ficam as máscaras!
  • João Lopes
    24 abr, 2020 Viseu 11:48
    Os adoradores mais ou menos marxistas da nova religião 25/4 têm o direito ao seu culto público… As outra religiões, não! Ferro Rodrigues não tem categoria intelectual, nem humana, para presidir à Assembleia da República Portuguesa.
  • António dos Santos
    22 abr, 2020 Coimbra 19:05
    Apesar de não gostar do Rangel e ser simpatizante do PS, concordo totalmente com ele. O Ferro Rodrigues é um ditador, simulado na democracia e na sua conduta no exercício do cargo, qual não o dignifica, ele não é imparcial!!! . Quem esteve hoje a ver o debate, verificou o comportamento do Ferro Rodrigues, quando António Costa, estava a responder ao deputado do PSD, ele estava entretido com o telemóvel, bem como o vice presidente, que estava ao seu lado esquerdo. Isto revela a incompetência do mesmo, bem como, a falta de respeito e educação, que paira, como exemplo, com a maioria dos os deputados (uns estão ao telefone, outros estão a brincar com o computador, nos plenários . É UMA VERGONHA O QUE SE PASSA NO PARLAMENTO!!!