Tempo
|
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Diabéticos - 14/11/2017

O Mundo em Três Dimensões

Há um milhão de portugueses diabéticos. Mas 400 mil nem fazem ideia

14 nov, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Sete por cada 10 casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos com simples alterações de estilo de vida. A diabetes é transversal a ambos os géneros, mas no caso das mulheres pode ser particularmente complicada. Em todo o mundo, há 415 milhões de diabéticos. E desses, 200 milhões são mulheres. Quase 20 vezes a população portuguesa. E em Portugal, uma em cada 10 mulheres portuguesas vive com diabetes.

Hoje é Dia Mundial da Diabetes e vale a pena alertar a consciência para adoptar um estilo de vida saudável. Que passa por comer melhor e também por mais prática de exercicio físico.

É algo muito simples. Só que, depois, há sempre uma desculpa para mais um bolo, para mais um dia sem dar aquela caminhada à volta do quarteirão. Meia hora todos os dias é melhor do que nada. Mas quase nunca há tempo para isso.

Mas isto merece séria reflexão. Porque sete em 10 casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos com simples alterações de estilo de vida.

A diabetes é transversal a ambos os géneros, mas no caso das mulheres pode ser particularmente complicada.

Em todo o mundo, há 415 milhões de diabéticos. E desses, 200 milhões são mulheres. É quase 20 vezes a população portuguesa.

E em Portugal, 11% - uma em cada 10 mulheres - vive com diabetes.

O problema é quando a doença se manifesta na gravidez. Um em cada seis partos é afectado pela diabetes gestacional.

E numa década, o número de casos mais do que duplicou: de 3,4% em 2005 para 7,2% em 2015.

E há um factor de risco cada vez mais dificil de contrariar nesta prevalência: a maternidade tardia. Em média, as mulheres portuguesas são mães aos 32 anos.

Ora, sendo esta uma média, significa que há mulheres que são mães muito depois dessa idade.

Até depois dos 40 anos. E nesses casos, entre e uma e duas grávidas em cada 10 tem diabates gestacional. Um problema que, na esmagadora maioria dos casos, desaparece logo após o parto.

Mas que pode regressar anos mais tarde como diabetes tipo 2.

Porque em muitos casos, a menopausa traz aumento de peso que se não for controlado, traz obesidade.

Por isso, o segredo está sempre no estilo de vida: nunca é demais lembrar: cuidado com o que come.

E mexa-se. Faz bem à saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.